Iniciam as aulas semanais de Capoeira Angola e Xadrez do Sintrajud

12/01/2024 - Giselle Pereira
As atividades socioculturais do Sintrajud são novamente oferecidas em 2024 e os grupos já estão abertos a novos participantes. As aulas são gratuitas para sindicalizados. Participe!

Nesta semana, o Sintrajud retomou as aulas semanais de Capoeira Angola para os servidores do Judiciário Federal de São Paulo. A atividade será ministrada todas as quartas e nas próximas semanas também aos sábados (o horário ainda será definido), pelo servidor do TRT Eduardo Galindo, que pratica capoeira desde 2007 e já foi instrutor em Salvador, na Academia de João Pequeno de Pastinha (CECA-RV).

As aulas são gratuitas para os servidores sindicalizados e parentes de primeiro grau. Já os que ainda não são filiados ao Sindicato e público em geral pagam mensalidade de R$ 250. O primeiro encontro do ano ocorreu nessa quarta, 10 de janeiro e foi realizado entre as 19h30 e as 21 horas, horário que será mantido, na sede do Sintrajud (Rua Antônio de Godoi, 88, 15º andar). Em breve, novas informações sobre a realização da atividade aos sábados. Interessados devem confirmar participação pelo WhatsApp através do contato (71) 99973-7407.

Não há pré-requisito, restrições físicas e de idade para começar a praticar Capoeira Angola. O instrutor Eduardo Galindo explica que são feitas adaptações pedagógicas conforme a realidade de cada aluno. “Assim, proporcionando a todas e todos de forma prazerosa fazer parte do coletivo”, afirma, lembrando que as aulas são divididas em duas etapas: música e movimento.

Na primeira parte, aprende-se a tocar instrumentos e cantos tradicionais de Capoeira Angola (berimbau, pandeiro, agogô, reco-reco e atabaque) e ritmo de samba de roda. Em seguida, pratica-se atividade física com movimentos de ataque e defesa da Capoeira, que possibilita ainda a valorização do conhecimento ancestral afro-brasileiro.

É importante que as interessadas e os interessados em participar das aulas às quartas estejam atentas e atentos às vestimentas, que devem ser: calça comprida branca, camisa de manga e tênis de solado baixo. Nas primeiras semanas, no entanto, o aluno sem o vestuário mencionado não ficará impossibilitado de participar das atividades de roda.

Aprender xadrez também será uma oportunidade dentre as atividades socioculturais oferecidas pelo Sintrajud

A aula de capoeira é mais um incentivo à atividade física e um espaço de socialização criado pelo Sindicato, que também retomou nesta semana aulas online gratuitas de xadrez com turmas iniciante e avançada. Para o primeiro grupo, os encontros são nas terças-feiras; já para o segundo, as aulas ocorrem às quintas-feiras. Ambas as turmas tem início às 20h30, por meio da plataforma Zoom.

O curso é ministrado por Jailson Altair Barbosa Nobre, servidor lotado no JEF/Capital, que possui rating internacional na modalidade, foi campeão paulista do campeonato Interclubes em 2022 e tem participações em dezenas de eventos em todo o país. Para saber mais sobre o curso de xadrez e demais aulas oferecidas pelo Sintrajud, as servidoras e servidores podem entrar em contato pelo e-mail [email protected]

Sindicalização

Além das atividades socioculturais, o Sindicato também oferece aos sindicalizados descontos em redes de academias, a partir do convênio Gympass, e escolas e cursinhos preparatórios para concursos. Todos os convênios podem ser usufruídos pelos sindicalizados e sindicalizadas e seus dependentes.

Quem ainda não é filiado, pode associar-se preenchendo a ficha aqui e usufruir dos benefícios dos planos, além dos demais convênios oferecidos pelo Sintrajud, bem como representação política e jurídica pela entidade.

Foto: Claudio Cammarota