Evento lançará ‘Memória Sintrajud’, projeto que busca preservar história sindical da categoria

01/12/2022 - Helcio Duarte Filho
Atividade será neste sábado, 3 de dezembro, a partir das 15h, e terá homenagens e momento cultural.

Preservar e manter viva a história das lutas e da organização sindical da categoria, fazendo deste resgate um fio a contribuir permanentemente com a construção de novas lutas.

Assim pode-se resumir o conceito central do projeto Memória Sintrajud, que será lançado no próximo sábado, 3 de dezembro de 2022, a partir das 15 horas, em evento aberto a trabalhadoras e trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo.

Haverá debate, exibição de pequenos vídeos, homenagem às lutadoras e lutadores que constituíram as primeiras direções do Sindicato e, ao final, um momento cultural e de confraternização.

A atividade será na sede do Sintrajud, no 15o andar do prédio número 88 da rua Antonio de Godoy, no Centro da capital paulista. Para participar, é solicitado que se faça inscrição prévia – para isto, basta enviar mensagem para [email protected].

Memória Sintrajud é um projeto em construção coletiva, envolvendo dirigentes da entidade, ativistas sindicais da categoria e funcionários da entidade. Depoimentos orais de militantes e ex-dirigentes do Sintrajud estão sendo colhidos.

Nesta fase, por meio de entrevistas, ou melhor seria dizer conversas, que reúnem grupos de servidores que estiveram envolvidos diretamente com algum momento da vida sindical da categoria. Parte-se, inicialmente, das primeiras gestões da entidade e do que antecedeu a fundação do Sintrajud – que uniu os três sindicatos que constituíam a representação do setor – Sindjuse (Eleitoral}, Sinjusfem (Federal e Militar) e Sintrajus (Trabalhista). O material ficará disponível, em breve, para quem desejar acessá-lo no site do Sindicato.

A proposta também cuidará da preservação de materiais que ajudem a contar esta história – como fotos, jornais, panfletos e cartazes.

A iniciativa inédita na história do Sintrajud – fundado a partir da fusão das entidades de cada ramo do Judiciário Federal no final de 1995 – já nasce com a pretensão de se tornar permanente. “Somos a memória que temos e a responsabilidade que assumimos”, gostava de dizer o escritor português José Saramago.

Se é verdade esta máxima, e se o Sintrajud é fundada sob os marcos da luta, independência e compromisso com uma transformação social mais justa, nada mais natural do que torcer para que a iniciativa dê certo e desejar vida longa para o Memória Sintrajud.

Programação:

Roda de Conversa
EnconTRE as Lutas
Greve 11.98%: debate

Unificação dos ramos sindicais e a primeira geração de dirigentes
(Pílulas de entrevistas gravadas neste recorte temporal e homenagens)

Ao Final

Atrações musicais
Abertura: Clau Sperb – com sua voz e piano mostra o trabalho “Consciência Livre”

Show
O Cantador Aldy Carvalho, em Recital “SerTão Andante”
Participação- poeta João Gomes Sá