Em Brasília, Sintrajud defende fim da lógica fiscal que beneficia banqueiros e rejeita ‘arcabouço’

16/06/2023 - Helcio Duarte Filho
Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público foi relançada com evento na Câmara

Ressaltando a importância de construir a unidade entre as entidades sindicais do funcionalismo, a Direção do Sintrajud defendeu em Brasília a luta contra o ‘arcabouço fiscal’ e o fim da lógica orçamentária que o projeto representa: prioridade para o pagamento dos altos juros das dívidas públicas ao mercado financeiro, em detrimento das pautas sociais e dos serviços públicos.

Essa posição foi levada por dirigentes do Sindicato ao ato de relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, ocorrida no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, na terça-feira, dia 13 de junho de 2023. A delegação do Sintrajud em Brasília reuniu três servidores e cinco servidoras – sendo composta por dirigentes do sindicato e sindicalizados da base da categoria.

Mobilização

A mensagem em defesa de um orçamento público que priorize as pautas sociais e a valorização dos serviços públicos prestados à população – posição aprovada nos fóruns da categoria em São Paulo – foi divulgada ainda em uma série de outras atividades que ocorrem esta semana na capital federal – que inclui mobilizações na entrada das casas legislativas, presença em comissões e contato com senadores e deputados federais.

“Fizemos falas dizendo que somos contra o arcabouço fiscal em si, não apenas contra as emendas e gatilhos do relator. A gente quer políticas públicas para o povo, não o arcabouço fiscal”, relata a servidora Luciana Carneiro, diretora do Sintrajud e da coordenação da federação nacional, referindo-se à mobilização ocorrida na entrada do Anexo II do Senado Federal.

Relançamento da Frente

Diretor do Sintrajud e coordenador da Fenajufe, o servidor Fabiano dos Santos falou no relançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público, representando o Sindicato. Ressaltou a importância da Frente e da unidade na atuação sindical, mencionando o êxito da luta que travou a ‘reforma’ administrativa (PEC32). Disse, em seguida, que é preciso organizar as mobilizações para enfrentar os novos desafios deste momento.

Entre eles, afirmou, não há como secundarizar a luta contra o arcabouço fiscal e o que ele representa em termos de prioridades orçamentárias. “É uma discussão que afeta profundamente os serviços públicos e de uma forma duradoura, que estabelece de forma inequívoca os privilégios do orçamento para as dívidas públicas [em detrimento dos gastos sociais]. Esta lógica precisa ser combatida com muita firmeza e muita unidade de todas as entidades, das centrais sindicais, com o espaço de articulação aqui da Frente Parlamentar”, disse.

Para assistir à fala do diretor do Sintrajud e da federação, Fabiano dos Santos, no relançamento da Frente Parlamentar, clicar aqui

O dirigente do Sintrajud ressaltou que isso não se contrapõe ao combate aos setores reacionários que atuam hoje na política brasileira. “É fazendo o enfrentamento a essa agenda neoliberal que a gente acumula forças para enfrentar a extrema-direita, que oportuniza as fragilidades sociais que nós temos no nosso país. Por isso precisamos combater firmemente essa agenda neoliberal que hoje se caracteriza no arcabouço fiscal”, propôs.

‘Luta fundamental’

Para a servidora Stela Maris Rubinstein, aposentada da Justiça Federal, as novas regras fiscais que estão sendo apreciadas no Senado seguem sendo um grande obstáculo à valorização e à melhoria dos serviços públicos. “A mobilização contra o novo arcabouço fiscal é fundamental para a defesa dos serviços públicos e dos servidores públicos”, disse à reportagem, enquanto participava das mobilizações no Congresso Nacional.

“Precisamos fortalecer a categoria e unirmos nossas forças contra a precarização e destruição dos serviços públicos. É urgente a realização de concursos  públicos, recomposição das perdas salariais e valorização dos servidores ativos e aposentados.”, defendeu.

Relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara
crédito: Fenajufe

Servidoras e servidores no gabinete da liderança do governo no Senado Federal