Debate: o governo tem como atender as pautas defendidas pelos servidores?

26/02/2024 - Helcio Duarte Filho
Fórum Nacional dos Servidores (Fonasefe) promove live da campanha salarial nesta segunda (26), 19h, por uma política salarial que preveja a reposição das perdas inflacionárias atuais e passadas

O Brasil tem recursos para atender às pautas defendidas pelas servidoras e servidores públicos federais? É com essa pergunta em foco que o movimento que constrói a campanha salarial unificada do funcionalismo público federal promoverá, nesta segunda-feira, dia 26 de fevereiro de 2024, a partir das 19 horas, um debate que reunirá economistas e lideranças políticas.

A atividade será transmitida pelas redes sociais do Fórum das Entidades Sindicais Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), que organiza a live. Antecederá a primeira rodada do ano da mesa geral de negociação com o Ministério da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos, prevista para ocorrer em 28 de fevereiro.

Será transmitida pelo Canal do Fonasefe no Youtube e pela página da entidade no Facebook, ficando disponível para quem só puder ou preferir assistir posteriormente.

O evento terá os seguintes debatedores e debatedoras:

– Maria Lúcia Fattorelli, da Auditoria Cidadã da Dívida Pública;
– Mariel Angeli, economista do Dieese (Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Sócio-Econômica);
– Max Leno,  economista do Dieese;
– Sâmia Bomfim (PSOL-SP), deputada federal;
– Erika Kokay (PT-DF), deputada federal;
– Representantes das entidades nacionais dos trabalhadores do serviço público.

A live “O que os(as) servidores(as) estão reivindicando? O Brasil tem dinheiro?” é parte da construção da campanha salarial conjunta do funcionalismo público federal, da qual as entidades sindicais do Judiciário Federal e do MPU também participam, que envolve algumas reivindicações centrais, que podem assim serem resumidas:

a) arrancar o compromisso do governo Lula em torno do reconhecimento e perspectiva de recomposição das perdas salariais acumuladas desde 2010;
b) derrubar, no caso dos servidores do Executivo, a anunciada intenção do governo de congelar os salários do setor em 2024;

c) iniciar a reestruturação das carreiras com base nas propostas apresentadas pelas entidades sindicais;

d) e revogar ‘reformas’ e medidas infralegais que atacam direitos dos trabalhadores em geral ou especificamente dos servidores, assim como arquivar definitivamente a ‘reforma’ administrativa.

Campanha

O evento está sendo realizado pelo Fonasefe, fórum que reúne entidades sindicais nacionais dos servidores (e, consequentemente, as federações e sindicatos), entre eles o Sintrajud e a federação nacional do PJU e MPU (Fenajufe).

Para a próxima reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente, marcada para 28 de fevereiro, em Brasília, é aguardada a resposta do governo à contraproposta apresentada pelos servidores do Executivo em torno das reivindicações demandadas pela categoria. A data integra a agenda de mobilizações da campanha salarial, estando sendo articulados atos e outras atividades para este dia.

*Texto alterado em 26/02/2024, para corrigir o horário do evento, que estava dúbio na notícia, marcado para as 19h e não para 18h.