Carreira: ‘Valorização do vencimento básico é uma pauta histórica da categoria’

20/03/2024 - Helcio Duarte Filho
Neste recorte da live do Sintrajud sobre Carreira, o servidor Fabiano dos Santos afirma que propor a manutenção do atual peso da GAJ na remuneração é um erro e que os fóruns da categoria reiteradamente aprovaram a valorização do vencimento básico

Servidor da Justiça Federal em São Paulo e integrante da coordenação da federação nacional (Fenajufe), Fabiano dos Santos defendeu a valorização do vencimento básico e o enfrentamento à ‘lógica da GAJ’.

A posição é crítica à decisão da direção majoritária da Fenajufe de protocolar proposta de reestruturação da Carreira mantendo o atual peso relativo da gratificação na remuneração dos servidores e servidoras do Poder Judiciário Federal. “Nós entendemos que estrategicamente isso foi um equívoco”, disse.

Para assistir esse trecho do debate

“Essa GAJ de 140% é resultado não de um processo original construído conjuntamente com a categoria em um dos PCSs, mas sim de sucessivas aplicações, por parte da administração, de recomposições salariais somente sobre a GAJ”, explicou Fabiano, durante debate promovido pelo Sintrajud, em fevereiro, como parte da construção da campanha pela reestruturação da Carreira.

A minuta com o anteprojeto foi protocolada pela Fenajufe, em dezembro de 2023, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF).

A live é parte das iniciativas para a construção da luta pela reestruturação da carreira em 2024. Além de Luciana, o coordenador da Fenajufe Fabiano dos Santos também participou do debate, que teve a mediação de Anna Karenina, da direção do Sintrajud. Todos são da base da categoria em São Paulo.

Para assistir a íntegra do debate

Assembleia

A campanha pela Carreira está entre as  prioridades na atuação da diretoria do Sintrajud neste primeiro semestre de 2024. O Sindicato defende que esta pauta esteja nos debates e na elaboração do Plano de Lutas na 24º Plenária Ordinária da Fenajufe, entre 23 e 26 de maio em Natal, no Rio Grande do Norte.

A diretoria do Sintrajud convocará assembleia geral para o dia 10 de abril, às 19h30, para debater os temas da Plenária e eleger a delegação do Sintrajud que participará deste fórum nacional da categoria.