Servidor da Justiça Federal em São Paulo e integrante da coordenação da federação nacional (Fenajufe), Fabiano dos Santos defendeu a valorização do vencimento básico e o enfrentamento à ‘lógica da GAJ’.
A posição é crítica à decisão da direção majoritária da Fenajufe de protocolar proposta de reestruturação da Carreira mantendo o atual peso relativo da gratificação na remuneração dos servidores e servidoras do Poder Judiciário Federal. “Nós entendemos que estrategicamente isso foi um equívoco”, disse.
Para assistir esse trecho do debate
“Essa GAJ de 140% é resultado não de um processo original construído conjuntamente com a categoria em um dos PCSs, mas sim de sucessivas aplicações, por parte da administração, de recomposições salariais somente sobre a GAJ”, explicou Fabiano, durante debate promovido pelo Sintrajud, em fevereiro, como parte da construção da campanha pela reestruturação da Carreira.
A minuta com o anteprojeto foi protocolada pela Fenajufe, em dezembro de 2023, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF).
A live é parte das iniciativas para a construção da luta pela reestruturação da carreira em 2024. Além de Luciana, o coordenador da Fenajufe Fabiano dos Santos também participou do debate, que teve a mediação de Anna Karenina, da direção do Sintrajud. Todos são da base da categoria em São Paulo.
Para assistir a íntegra do debate
Assembleia
A campanha pela Carreira está entre as prioridades na atuação da diretoria do Sintrajud neste primeiro semestre de 2024. O Sindicato defende que esta pauta esteja nos debates e na elaboração do Plano de Lutas na 24º Plenária Ordinária da Fenajufe, entre 23 e 26 de maio em Natal, no Rio Grande do Norte.
A diretoria do Sintrajud convocará assembleia geral para o dia 10 de abril, às 19h30, para debater os temas da Plenária e eleger a delegação do Sintrajud que participará deste fórum nacional da categoria.