Carreira: ‘Não se unirá a categoria defendendo abismo salarial’”, diz Luciana Carneiro

18/03/2024 - Helcio Duarte Filho
“Não é natural que dois colegas que fazem a mesma tarefa, recebam salários tão diferentes”, disse no debate sobre Carreira, ao defender a unidade da categoria

Em sua fala no debate realizado pelo Sintrajud, a coordenadora da federação nacional, Fenajufe, e integrante do Coletivo Luta Fenajufe Luciana Carneiro destacou a importância de unir toda a categoria, especialmente técnicos e analistas. “Atritos entre técnicos e analistas não vão nos levar a lugar nenhum. A gente tem que parar pra pensar que enquanto a gente está travando essa luta, o orçamento destinado a nós servidores e servidoras está indo para magistratura”, disse.

A servidora ressaltou ainda a diferença salarial entre cargos que compartilham as mesmas tarefas e responsabilidades. “Para que nossa categoria se torne mais unida, mais coesa, não pode haver diferença salarial tão gigante como há nos dias atuais. Essa injustiça precisa ser corrigida. Não é natural que dois colegas que fazem a mesma tarefa, recebam salários tão diferentes, em que o salário de um chega a ser o dobro ou mais que do outro”, disse.

Vídeo com este trecho do debate sobre a Carreira:

O debate do qual Luciana Carneiro participou aconteceu através de live realizada pelo Sintrajud, no dia 7 de fevereiro. Nele, servidores e servidoras abordaram ainda aspectos da proposta de anteprojeto para reestruturação da carreira protocolado pelo setor majoritário da direção Fenajufe no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF).

Sobre isso, Luciana assinalou que o anteprojeto tem problemas que precisam ser revistos para que reflita exatamente o que a categoria defendeu na Plenária da Fenajufe, em Belém do Pará. “Nós não somos contra o projeto que foi aprovado na plenária, e que também ajudamos a construir. A resolução que foi aprovada era para tratar de premissas para formatar um anteprojeto, para dizer o que a categoria queria [sobre o] vencimento básico e a GAJ, para reduzir a diferença salarial entre técnicos e analistas, [para] ser valorizada”, disse.

A live é parte das iniciativas para a construção da luta pela reestruturação da carreira em 2024. Além de Luciana, o coordenador da Fenajufe Fabiano dos Santos também participou do debate. Ambos são da base da categoria em São Paulo.

Assembleia

A campanha pela Carreira é prioridade na atuação da diretoria do Sintrajud neste primeiro semestre de 2024. O Sindicato defende que esta pauta esteja nos debates e na elaboração do Plano de Lutas na 24º Plenária Ordinária da Fenajufe, entre 23 e 26 de maio em Natal, no Rio Grande do Norte.

A diretoria do Sintrajud convocará assembleia geral para o dia 10 de abril, às 19h30, para debater os temas da Plenária e eleger a delegação do Sintrajud que participará deste fórum nacional da categoria.

Íntegra do debate do Sintrajud sobre carreira: