Campanha solidária arrecada doações para fundo de greve de trabalhadores do INSS


16/05/2022 - Shuellen Peixoto
Categoria, que está em greve desde o dia 23 de março em luta pela reposição salarial e contra precarização, teve corte de ponto e desconto nos salários.

Manifestação dos servidores e servidoras do INSS em Brasilia no dia dia 11 de maio. Crédito: Fenasps

Os servidores públicos federais do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) no estado de São Paulo lançaram uma campanha de arrecadação solidária para o fundo de greve. O objetivo é garantir condições para que os colegas que tiveram corte de ponto e desconto nos salários possam dar continuidade ao movimento grevista na luta por reposição salarial e contra a precarização do órgão.

Os servidores do INSS deram início à greve nacional no dia 23 de março. Dentre as pautas estão a reposição salarial, defesa dos serviços públicos, exigência de concurso público para reposição de cargos vagos, retorno do atendimento presencial nas agências do INSS (que vem deslocando mesmo antes da pandemia todos os pedidos de benefício para um serviço virtual que restringe direitos, já que a população usuária do INSS nem sempre tem acesso a internet banda larga, por exemplo), condições de trabalho e reestruturação da carreira.

Mesmo diante da força da greve, no dia 15 de abril, o Governo Federal implementou o corte de ponto e desconto nos salários dos servidores grevistas, com objetivo de desmobilizar o movimento paredista.  Em resposta ao ataque, os servidores e servidoras do INSS protestaram e ocuparam durante três dias a superintendência do órgão. “Nossa greve já ultrapassa 50 dias,  e mesmo com a tentativa do governo de fazer o movimento refluir, com o corte de ponto, não desistimos e a greve continua forte. A campanha de arrecadação é para garantir que os servidores e servidoras que estão em luta não sejam punidos”, afirmou Thaize Antunes, diretora da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) e do Sinsprev-SP.

A pressão dos servidores e servidoras do INSS garantiu que o governo apresentasse uma proposta de negociação na última sexta-feira, 13 de maio. “Na última semana trouxemos várias caravanas a Brasília, fizemos atos e conseguimos pressionar os parlamentares para que entrassem nas negociações, a proposta do Governo chegou e estamos levando para debate e deliberação da categoria, até lá, nossa greve está mantida”, ressaltou Thaize.

Na opinião da diretoria do Sindicato, o corte de pontos e salários é um ataque que ameaça o direito histórico de greve dos trabalhadores do serviço público federal.  A diretoria do Sintrajud já fez uma contribuição e chama toda a categoria a fazer parte da Campanha de Solidariedade e Arrecadação Financeira para os trabalhadores em greve no INSS, doando qualquer valor.

Clique aqui para contribuir.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM