Campanha Fora Bolsonaro realiza atos em defesa da democracia nesta quinta, 11

11/08/2022 - Shuellen Peixoto
Estão confirmadas manifestações em dezenas de cidades em resposta às ameaças golpistas do atual presidente; em São Paulo, o Sintrajud participa do ato. em frente ao MASP, a partir das 17h.

Ato Fora Bolsonaro em 24 de julho de 2021. Crédito: Gero Rodrigues

Nesta quinta-feira, 11 de agosto, entidades sindicais e estudantis e movimentos sociais realizam uma jornada nacional de mobilização em defesa da democracia e por eleições livres. O dia de luta, convocado pela Campanha Nacional Fora Bolsonaro, já tem atos confirmados em 24 estados e no Distrito Federal. Em São Paulo, o Sintrajud participa dos atos na capital paulista em frente ao MASP e em Santos, na Estação Cidadania, a partir das 17 horas.

As manifestações são uma resposta de repúdio aos ataques e ameaças reiteradas que o presidente tem feito ao sistema eleitoral e aos servidores que o operam, acusando, sem provas e usando fakenews, o processo de fraudulento.

Bolsonaro tem insinuado que não aceitará o resultado das eleições de outubro caso saia derrotado e convocou manifestações de caráter golpista para 7 de setembro.

Os protestos são parte de uma jornada de luta em defesa dos direitos sociais, contra as ameaças do presidente e as violências, a destruição do meio ambiente, o desemprego e a fome.

Novos protestos já estão convocados para acontecer no dia 10 de setembro. A CSP-Conlutas, central sindical que o Sindicato é filiado, lançou um manifesto em parceria com a Intersindical-Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora, convocando os trabalhadores e trabalhadoras para ocupar as ruas no 11 de agosto. Leia aqui.

Na avaliação da diretoria do Sintrajud, as declarações de Jair Messias Bolsonaro são graves e a resposta para as ameaças passa pela mobilização popular. Por isso a direção do Sindicato convida toda a categoria a participar das manifestações, com os devidos cuidados sanitários e garantindo o uso de máscaras.

11 de agosto: Dia Nacional de Mobilizações

São Paulo

17h – Ato em frente ao MASP (Avenida Paulista)

Santos