Vinícius Poit recebe a terceira ‘visita’ a deputados contra o povo e defensores da PEC 32

12/11/2021 - Luciana Araujo
Parlamentar do partido 'Novo', que foi a legenda decisiva para aprovar a 'reforma' administrativa na comissão especial da Câmara que analisou o mérito da proposta, faz do ataque a servidores a marca de seu mandato.

Dando prosseguimento à série de manifestações em escritórios de deputados federais que votaram a favor da ‘reforma’ administrativa (PEC 32/2020) na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJE) e/ou na Comissão Especial que analisou a propositura, nesta sexta-feira (12 de novembro) o “visitado” é Vinícius Poit (Novo).

Conhecido por protagonizar diversos episódios de agressividade contra servidoras e servidores públicos, além de atacar permanentemente o funcionalismo em discursos, falando sempre genericamente em “combate a supersalários” sem apontar onde eles são realidade — como os R$ 33 mil de salário fora as verbas extras recebidos pelos deputados, que estão fora do alcance da ‘reforma’ —, Poit protagonizou no último dia 19 mais uma cena lamentável no aeroporto Juscelino Kubitschek. Vociferando sem máscara contra trabalhadores públicos que protestavam contra a PEC 32, foi necessária a intervenção da polícia militar do Distrito Federal para conter o parlamentar.

Ele não gostou das críticas ao seu partido, que foi decisivo para aprovar a ‘reforma’ na comissão especial da Câmara. Quatro dos oito parlamentares eleitos pelo Novo foram inseridos no colegiado no dia em que o presidente da Casa, o bolsonarista Arthur Lira (PP-AL), decidiu bancar botar o texto em votação.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Sintrajud (@sintrajud)

O deputado já havia promovido outros enfrentamentos contra servidores, como à época da discussão da ‘reforma’ da Previdência do governo Jair Bolsonaro, que ajudou a aprovar. Em 9 de julho de 2019, o próprio parlamentar postou em suas redes sociais um vídeo no qual aparece se exasperando ao ser questionado por trabalhadores do setor público.

No início do mês passado, durante um dos atos contra a ‘reforma’ administrativa em frente à entrada da Câmara dos Deputados, mais uma vez Poit foi flagrado em expressão de destempero em meio aos trabalhadores (foto).

Vinícius Poit critica servidores durante protesto contra a ‘reforma’ administrativa, em frente à Câmara dos Deputados (Crédito: Valcir Araújo).

Além de Poit, os atos promovidos pelas entidades que integram o Fórum dos Trabalhadores do Setor Público no Estado de São Paulo, do qual o Sintrajud participa, já marcaram presença nos escritórios dos deputados Alex Manente (Cidadania) e Samuel Moreira (PSDB). Outros parlamentares serão “visitados” nos próximos dias.

Nesta semana o Sintrajud também instalou um outdoor na cidade de Registro, onde o deputado Samuel Moreira tem outro escritório regional. Samuel votou favoravelmente à PEC 32 na CCJ e na comissão.