TRE: Sintrajud defende estender a todos diferenças de horas extras conquistadas em ação

13/09/2022 - Redação
Posicionamento sobre a ação coletiva que conquistou a correção dos valores das horas extras pagas entre 2008 e 2012, na qual o Sindicato contesta limitação indevida de beneficiários.

Leia abaixo manifestação da diretoria do Sindicato.

O Sintrajud trabalha para reverter a limitação dos efeitos de sentença em ação coletiva que conquistou o reconhecimento do direito a diferenças de horas extras, pagas entre 2008 e 2012 pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.

Embora tenha dado razão ao Sindicato no mérito, a decisão equivocadamente limitou os beneficiários da ação às servidoras e servidores domiciliados nas cidades abrangidas pela jurisdição da Subseção Judiciária de São Paulo da Justiça Federal (Caieiras, Embu-Guaçu, Francisco Morato, Franco da Rocha, Juquitiba, São Lourenço da Serra, São Paulo e Taboão da Serra), e filiados no ingresso da ação, em dezembro de 2013.

O Sindicato recorreu mas não houve modificação, e a medida jurídica cabível é a ação rescisória, que foi ajuizada e tramita no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (Processo Número 5015058-64.2022.4.03.0000).

A ação coletiva vitoriosa para cobrar diferenças retroativas foi baseada na constatação de que o fator divisor usado na Justiça Eleitoral para calcular as horas extras no período era equivocado (Processo Número 0023657-28.2013.4.03.6100).

Em 2012, o Tribunal Superior Eleitoral reconheceu que o divisor deveria ser 175, e não 200 como até então, e o Sindicato obteve o reconhecimento do direito a diferenças anteriores, retroativas a dezembro de 2008, em razão do recálculo pelo novo divisor.

O Sindicato está entrando em contato diretamente com as servidoras e servidores já alcançados e em condições de promover a execução dos créditos. Em relação aos demais, busca-se por meio da ação rescisória assegurar que o ganho possa ser estendido a todos e todas que receberam por horas extras realizadas naquele período, independentemente do local de residência e da data de sindicalização.

Para o Sintrajud, a decisão é equivocada por desconsiderar a legitimação extraordinária prevista na Constituição Federal e na lei aos Sindicatos para atuarem como substitutos processuais de suas categorias. E também contraria jurisprudência já pacificada do Supremo Tribunal Federal, que reconhece aos Sindicatos essa prerrogativa, sem restrições, e a não limitação territorial em ações coletivas.

Os servidores e servidoras que tiverem outras dúvidas podem entrar em contato com o departamento jurídico do Sindicato, por meio dos seguintes contatos: (11) 3222-5833 ou [email protected]

O Sintrajud também convida a se sindicalizar quem ainda não esteja filiado. Além de fortalecerem as lutas em defesa das condições de trabalho e direitos da categoria, os sindicalizados são representados pelo Sindicato nas ações coletivas em todas as fases, sem necessidade de autorização específica, e têm assistência jurídica individual em todas as questões relacionadas ao trabalho.

Diretoria do Sintrajud

Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de SP