Trabalhadores vão às ruas contra o pacote de maldades de Bolsonaro nesta 5ª

03/12/2019 - Shuellen Peixoto

Dando continuidade ao calendário de mobilizações contra o “pacote de maldades” do governo Jair Bolsonaro, trabalhadores de diversas categorias realizam um ato nesta quinta-feira, 5 de dezembro, às 17h, na praça do Ciclista (Avenida Paulista). O dia nacional de mobilização foi incorporado ao calendário geral de lutas aprovado na plenária nacional de entidades sindicais ocorrida em Brasília no dia 26 de novembro,  contra as propostas de emendas constitucionais que já tramitam no Senado Federal – PECs 186/2019 (da Emergência Fiscal), 187 (que extingue fundos públicos) e 188 (revisão do pacto federativo). O ato também vai protestar contra a reforma administrativa prevista para ser apresentada em fevereiro do ano que vem pelo Poder Executivo ao parlamento. A reestruturação da gestão do Estado prevê, dentre os ataques, redução temporária de jornada e salários em até 25% para os novos servidores públicos – os que já estão na ativa sofrerão o mesmo confisco salarial se as PECs 186, 187 e 188 forem aprovadas.

Além do ato em São Paulo, do dia 2 a 6 de dezembro estão programadas panfletagens, assembleias e manifestações em diversos estados. As centrais sindicais já também aprovaram a construção de um dia nacional de mobilização e paralisação em 18 de março.

Na opinião da diretoria do Sintrajud,  só será possível barrar esses ataques com muita mobilização e unificando trabalhadores de diversas categorias. “A Plenária Nacional demonstrou a necessidade de organização e mobilização ainda este ano, reunindo trabalhadores do setor público e privado. A participação de todos no ato do dia 5 de dezembro é fundamental para colocarmos na rua, já esta semana, o calendário de lutas em  defesa dos serviços públicos gratuitos e de qualidade”, afirmo Fabiano dos Santos.

Dia Nacional de Mobilização

Quando? 5 de dezembro, 17h

Onde? Praça do Ciclista (Av. Paulista, 2439)