Toda solidariedade à deputada Sâmia e às famílias vítimas da barbárie: apuração imediata e intransigente

05/10/2023 - Redação
Direção do Sindicato ressalta que inconclusão das investigações de outros crimes de execução favorece ações como a que assassinou três médicos.

A diretoria do Sintrajud exige a imediata, consequente e efetiva apuração das execuções dos médicos ortopedistas Diego Ralf Bomfim, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida. Os servidores públicos, todos funcionários do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, foram mortos num quiosque na orla da praia da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira.

Vídeo de câmeras de monitoramento viário divulgado por veículos de mídia confirma um ato rápido, sem vinculação com latrocínio, que chama mais ainda a atenção para o fato de Diego ser irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL/SP) e cunhado do também deputado federal Glauber Braga (PSOL/RJ).

Dada a “hipótese de relação” dos assassinatos com a atuação dos dois parlamentares, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou que a Polícia Federal acompanhe as investigações e divulgou que o caso será juridicamente avaliado pelo Ministério. O que aponta a possibilidade de federalização das investigações, medida importante num contexto em que outros crimes com características de execução — dentre os quais o assassinato da vereadora Marielle Franco, também do PSOL carioca, em 2018 — não foram solucionados no âmbito de investigação do estado do Rio de Janeiro. Quando crimes chocantes como execuções sumárias ficam sem conclusão de responsabilidades, é favorecido o ambiente de liberalidade a práticas criminosas.

Ainda que o Brasil ocupe o posto de terceira maior população carcerária do planeta, o que se verifica é que o Judiciário e o sistema que deveria ser de justiça segue implacável, e na maioria dos casos injusto, com a população negra, pobre e a classe trabalhadora, enquanto a impunidade alcança poderosos e agentes de crimes contra a vida.

Os médicos estavam na cidade para participar de um congresso profissional. Daniel Sonnewend Proença sobreviveu aos pelo menos 20 disparos efetuados pelos criminosos e seguia internado na cidade fluminense até a publicação desta nota.

Sâmia, parlamentar paulista que se destaca na defesa dos serviços e servidores públicos, é também irmã de uma colega da categoria, lotada na Justiça Federal em Presidente Prudente, município onde vive a família. A própria Sâmia é servidora técnica administrativa da Universidade de São Paulo.

A direção e funcionários do Sintrajud manifestam integral solidariedade à colega, aos deputados e aos familiares de todas as vítimas, bem como votos para que Daniel se recupere o mais breve possível e possa retomar suas atividades profissionais no Sistema Único de Saúde e convívio com familiares.

Que a barbárie seja enfrentada!

São Paulo, 05 de outubro de 2023.

Diretoria executiva do Sintrajud