Sozinhos não temos como enfrentar tantos ataques, afirmam servidores


04/08/2018 - Shuellen Peixoto

Foto: Valcir Araújo

Ao longo da análise dos temas Conjuntura e Plano de Lutas, muitos servidores que falaram durante o período aberto ao debate, no início da tarde deste sábado (4), terceiro dia da XXII Plenária da Fenajufe, defenderam a necessidade de unidade não só internamente na categoria, mas também com outros setores dispostos a defender os direitos da classe trabalhadora.

“A gente precisa se organizar, com todas essas situações postas, com uma série de leis [que nos atacam], temos grande limites quanto ao que o Judiciário pode fazer sozinho”, disse o servidor Fabiano dos Santos, da direção do sindicato de São Paulo (Sintrajud), que ressaltou a importância de participar, ao lado de outras categorias, dos protestos convocados para 10 de agosto, ‘Dia do Basta’.

“A unidade que nos falamos não é só no Judiciário, é da classe trabalhadora inteira para derrotar os ataques que estão colocados”, disse Elcimara Souza, servidora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dirigente da Fenajufe. Ela propôs a construção de mobilizações conjuntas com os demais trabalhadores, também destacando a organização do dia 10 de agosto.

Em muitas das falas, mencionou-se os impactos que a Emenda Constitucional 95, que congela por 20 anos os orçamentos da União, terá nos serviços públicos e nas áreas sociais. O servidor Cristiano Moreira, da coordenação da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do MPU (Fenajufe) e da direção do Sintrajufe-RS, destacou ainda a importância de organizar caravanas nos estados para ir a Brasília no dia 12 de setembro, na manifestação unificada que o funcionalismo está convocando para a posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli – a pressão sobre o STF defende um julgamento favorável aos servidores na ação que cobra indenização pelo desrespeito à data-base.

As resoluções relacionadas à conjuntura nacional e internacional e ao plano de lutas serão analisadas ao longo da plenária na tarde e início da noite deste sábado (4), que ocorre em um hotel em Ondina, bairro de Salvador.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Generic selectors
Apenas termos exatos
Buscar nos títulos
Buscar nos conteúdos
Buscar em Publicações
Buscar nas páginas