Sintrajud participa de solenidade na Câmara dos Deputados em homenagem aos Oficiais de Justiça

21/03/2024 - Giselle Pereira
Sessão ocorreu no plenário Ulysses Guimarães em alusão ao dia nacional do segmento, celebrado oficialmente na segunda, 25 de março.

O Sintrajud esteve na manhã desta quarta, 20 de março, no plenário da Câmara dos Deputados para a sessão solene em homenagem aos Oficiais e Oficialas de Justiça (OJAFs), em alusão ao Dia Nacional do segmento, celebrado no dia 25 de março. O evento, que ocorreu no Plenário Ulysses Guimarães, contou com a presença do Sindicato, representado pela diretora Anna Karenina e pelo diretor Antônio Melquíades (Melqui), além de Luciana Carneiro, servidora de São Paulo que também é coordenadora da Federação Nacional (Fenajufe).

Texto do vídeo institucional em homenagem aos Oficiais de Justiça.

A iniciativa foi do deputado Ricardo Silva (PSD-SP), que é Oficial de Justiça licenciado para o mandato, em conjunto com a Associação Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (Fenassojaf), Federação das Entidades Sindicais de Oficiais de Justiça do Brasil (Fesojus) e Associação Federal dos Oficiais de Justiça do Brasil (Afojebra). Assista à sessão clicando aqui.

Na ocasião, as trabalhadoras e trabalhadores receberam uma homenagem justa e necessária, tendo em vista os riscos e a importância do exercício da atividade para a sociedade civil. Os representantes do segmento que fizeram uso da fala na tribuna destacaram que os OJAFs desempenham trabalho árduo, como cumpridores imediatos da ordem judicial, que às vezes — é válido destacar — entra em conflito com os interesses do destinatário, o que coloca a vida desse trabalhador em risco.

Também foi ressaltada na sessão solene a necessidade de que se reconheça o risco inerente às atribuições deste segmento, o que justifica o legítimo pleito de aposentadoria diferenciada nas justiças estaduais e federal.