Sintrajud participa de ato de mulheres nesta 5ª


19/07/2018 - Shuellen Peixoto

Nesta quinta-feira, 19, o Coletivo de Mulheres do Sintrajud participa da manifestação pela descriminalização do aborto, às 17h, na Praça Oswaldo Cruz – Paulista, em São Paulo.

A manifestação é parte da pressão ao Supremo Tribunal Federal (STF), que discutirá em audiência pública a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação, apresentada na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, ajuizada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

O ato se inspira no movimento de mulheres que levou milhares às ruas pela mesma pauta na Argentina, onde a Câmara de Deputados aprovou a medida, agora em discussão no Senado. As organizadoras da manifestação ressaltam a necessidade de colocar o tema em discussão como uma questão de saúde pública.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registra uma média de quatro mortes por dia de mulheres que buscam socorro em hospitais por complicações do aborto, feito de forma ilegal. Por isso, uma das bandeiras da manifestação é “É pela vida das mulheres”.

Em diversos países o procedimento de interrupção voluntária da gravidez já é previsto em lei (veja abaixo o mapa divulgado pela revista ‘Super Interessante’).

A diretoria do Sindicato e o coletivo de mulheres convida toda a categoria para participar da manifestação.

A descriminalização do aborto ao redor do mundo
Infogram
TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM