Sintrajud leva ao ministro do STF Cristiano Zanin reivindicações da categoria

20/03/2024 - Helcio Duarte Filho
Recebido em audiência no STF, dirigente do Sintrajud informou ao ministro sobre a paralisação pela saúde que acontecia naquele momento no TRT2 e apresentou as pautas defendidas por toda a categoria; caso do Sintrajufe-MA também foi abordado

Representação da Diretoria do Sintrajud foi recebida pelo ministro do STF Cristiano Zanin, na tarde desta quarta-feira, 20 de março de 2024.

Na audiência ocorrida no gabinete do ministro, na sede do Supremo Tribunal Federal, em Brasília, o dirigente do Sintrajud Antonio Melquíades, o Melqui, expôs ao mais novo ministro da Corte algumas das principais reivindicações dos servidores.

“Foi uma conversa bastante informal, na qual foi possível apresentar ao ministro quais são as principais demandas dos servidores”, relatou Melqui, pouco depois da conversa com Zanin. Foi a primeira vez que o ministro recebeu uma representação sindical da categoria desde que foi empossado no cargo, no ano passado.

O ministro também foi informado sobre a mobilização que estava acontecendo, naquele momento, em São Paulo, no Tribunal Regional do Trabalho – decorrente da insatisfação com o peso do plano de saúde na remuneração dos servidores e com a forma como a administração tem tratado o pagamento do benefício. O ministro, segundo Melqui, concordou que os planos de saúde se tornaram um sério problema na vida dos trabalhadores no Brasil, após ouvir o relato e o pedido de apoio à campanha para que o Conselho Nacional de Justiça busque mais recursos para o pagamento do benefício aos servidores.

Carreira

Entre as pautas defendidas pelo Sintrajud, esteve a defesa de uma reestruturação das carreiras que valorize os servidores e servidoras e que seja pautada pelas propostas aprovadas pela categoria em seus fóruns representativos sindicais. “Disse a ele que a reestruturação da carreira dos servidores está parada no CNJ”, relatou Melqui.

Outro ponto abordado foi a antecipação da terceira e última parcela do reajuste salarial. “Tentei mostrar que isso é viável e que os salários estão extremamente defasados, o que se agravou com o aumento abusivo dos planos de saúde, que engoliu o reajuste”, observou Melqui.

Solidariedade com o Sintrajufe-MA

Ao final da reunião, o dirigente do Sintrajud abordou a situação do sindicato da categoria no Maranhão – o Sintrajufe-MA -, que está sendo alvo de uma ação com características antissindicais, que pode levar à inviabilização de seu pleno funcionamento.

O ministro Cristiano Zanin é relator no recurso que contesta a decisão judicial que condenou o Sintrajufe a pagar R$ 3,3 milhões de reais em danos morais, numa ação movida por um juiz. “Disse a ele que lá no Maranhão tivemos um servidor, dirigente sindical, reintegrado após uma luta [política e judicial] de 11 anos, e agora o sindicato é condenado a pagar uma indenização por danos morais, como pode isso?”, relata Melqui, referindo-se à campanha que combateu o nepotismo naquele estado.

Após ouvir o relato do diretor do Sintrajud, Zanin disse que concordava em receber os representantes do sindicato do Maranhão para ouvir as argumentações sobre o caso – pedido que deverá ser encaminhado pelo Sintrajufe-MA, num movimento conjunto das entidades que defendem a liberdade de organização sindical e a revisão da decisão que ataca aquele sindicato.

O Sintrajud participa desta campanha, que vem denunciando que o ataque ao Sindicato do Maranhão, caso não seja revertido, terá reflexos sobre todo o movimento sindical da categoria e mesmo de outros setores – pois, na prática, é um atentado contra a liberdade de organização sindical.