Sintrajud intensifica campanha por derrubada dos vetos 10 e 25 e antecipação de reajuste

30/10/2023 - Redação
Dirigentes do Sindicato realizaram intensa agenda de diálogo com parlamentares, dirigentes do TST e TSE e governo, em Brasília e São Paulo, por salários e contra vetos à VPNI+GAE para oficiais, à não absorção dos quintos e incorporação do AQ.

No alto, em destaque, audiências com o presidente do TST, ministro Lelio Bentes (1), o diretor-geral do TSE, Rogério Galloro (2) e na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (3). Na 2ª linha, diálogo com os deputados federais Rogério Correia (PT/MG), Luciene Cavalcante (PSOL/SP), Dr. Luizinho (PP/RJ), Odair Cunha (PT/MG), Antonio Brito (PSD/BA), Ricardo Silva (PSD/SP) e Domingos Sávio (PL/MG). Na 3ª linha: deputados Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Afonso Motta (PDT-RS) e Nely Aquino (Podemos-MG) e os senadores Humberto Costa (PT/PE), Efraim Filho (União/PB) e Randolfe Rodrigues (Rede/AP).

Nas semanas que antecedem a apreciação dos vetos 10 e 25, referentes aos PLs 2969 (MPU) e 2342 (PJU), o Sintrajud intensificou a articulação em Brasília pela derrubada dos vetos do governo Lula/Alckmin, em reuniões com líderes de bancadas, na Comissão de Orçamento e com parlamentares. Entre os dias 9 e 19 de outubro, os diretores Antônio Melquíades e Marcos Trombeta percorreram gabinetes no Executivo e no Legislativo, acompanhados da presidente da seção paulista do Sindicato dos Trabalhadores do MPU, Elizabeth Zimmermann (SindMPU). Também se reuniram com representantes da cúpula do Judiciário.

Além das reuniões, foi protocolada nota técnica produzida pela assessoria jurídica do Sindicato, sob coordenação do advogado Rudi Cassel, junto às lideranças do PT, PSOL, PCdoB, Podemos, PDT, PL e PSD esclarecendo a injustiça dos vetos.

Houve ainda duas reuniões com a assessoria do ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, nas quais também foi pautada a antecipação da parcela da recomposição salarial. Assim como nas audiências com o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro Lelio Bentes, e com o diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rogério Galloro, nas quais foram apresentados os estudos do economista Washington Moura.

Para que sejam derrubados os vetos impostos pelo governo Lula/Alckmin às demandas da categoria são necessários 257 votos na Câmara e 41 no Senado. A Fenajufe e sindicatos da categoria
orientam também que servidores e servidoras pressionem enviando e-mails aos parlamentares. Participe da campanha acessando a carta pelo QR Code abaixo.