Sintrajud elege delegados e delegadas para o Encontro Nacional de Carreira

18/05/2023 - Giselle Pereira
Representantes do sindicato acompanharão as discussões promovidas pela Federação Nacional (Fenajufe) nos dias 20 e 21 de maio em Brasilia.

A delegação, composta por 10 membros sindicalizados de diversos setores do Judiciário Federal de São Paulo, foi eleita com ampla participação da base, de forma virtual na reunião que aconteceu na noite dessa quinta-feira, 11 de maio. O Encontro Nacional de Carreira ocorrerá em um momento importante, quando está em curso a discussão do novo teto de gastos – o Novo Arcabouço Fiscal –, que, se aprovado, reduzirá investimentos em serviços públicos essenciais, como no judiciário e em políticas sociais.

Fabiano dos Santos, um dos diretores do Sintrajud e que também integram a Fenajufe, lembrou aos colegas que durante o 9º Congresso a categoria debateu os principais pontos sobre a reestruturação da carreira. Reforçou que todas as lutas vitoriosas da classe trabalhadora, como o caso dos planos e cargos aprovados – tiveram como marca a luta efetiva dos companheiros. Lembrou ainda que o documento com as contribuições do sindicato, consensuado em congresso, foi encaminhado à secretaria da Federação.

Apesar do Encontro Nacional ter caráter consultivo, as proposições da categoria podem ser encaminhadas como sugestão e orientação a diversos órgãos e para o Fórum Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do Poder Judiciário da União no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O diretor frisou que a luta pela carreira é elemento histórico da pauta do Sintrajud, por isso, a participação no Encontro Nacional é tão importante. “Carreira tem relação direta com remuneração e precarização das condições de trabalho”, disse Fabiano.

Para ele, fracionar a carreira é colocar peso na divisão da luta. “Não baixaremos a guarda. Vamos fazer da discussão nacional um dos principais encontros sobre a temática, que seguirá nos próximos meses de forma local e nacional”. A mesa da reunião também foi composta pela diretora Ester Nogueira, aposentada da Justiça Federal.

Congresso discutiu reestruturação da Carreira do judiciário

Valorização da carreira e condições de trabalho foram pontos debatidos entre os congressistas no 9º Congresso do Sintrajud, inclusive permeou as palestras com Démerson Dias e José Meneses Gomes no painel “Valorização da Carreira e Combate à Terceirização. Revogação das Reformas da Previdência e Trabalhista”. No debate, a categoria rechaçou os ataques que inviabilizam os serviços públicos e a valorização da carreira.

Os congressistas também destacaram as perspectivas da luta pela reestruturação das carreiras, mencionando os impactos tecnológicos na vida da classe trabalhadora e a necessidade de reverter as medidas que retiram direitos.

Delegados

A escolha de delegados obedeceu à regra de proporcionalidade. Na oportunidade, os representantes puderam escolher a forma de participação no Encontro, se presencial ou virtual.

As delegadas e os delegados eleitos são Anna Karenina Macedo, Alexandre Franco, Erlon Sampaio e Tarcisio Ferreira, que participarão na modalidade presencial. Os delegados que participarão virtualmente são: Ana Silvia Poço, Demétrio Jammal Neto, Geremias Oliveira Ferreira, Isaac Newton da Silva, Luís Fernando Pasine Sandra Tirlone.