Sintrajud, Amatra-2 e TRT vão realizar seminário sobre autogestão em saúde


05/06/2018 - Luciana Araujo

ATUALIZAÇÃO: O seminário foi adiado para 24 de agosto.

Em reunião ocorrida na semana passada, a diretoria do Sintrajud e as presidências da Associação dos Magistrados Trabalhistas da 2ª Região (Amatra-2) e do TRT firmaram consensos iniciais para a realização conjunta do seminário sobre a autogestão em saúde no âmbito do Tribunal.

A proposta é que a atividade aconteça no dia 17 de agosto. Estão sendo convidados para palestrar representantes de tribunais que já adotam o modelo, além da entidade que congrega planos autogestionados no país. Marcus Vinícius Saar de Carvalho (chefe da Divisão de Saúde Complementar do Tribunal Superior do Trabalho), André Liberato (chefe da Unidade de Apoio a Planos de Saúde do TRT-5, na Bahia) e José Luiz Toro da Silva (assessor jurídico da Unidas – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde) devem ser os palestrantes. Além das representações do TRT e das entidades.

O seminário deve ter início às 13 horas, para permitir uma discussão qualificada e o esclarecimento de dúvidas. A fim de garantir a participação dos servidores, o Sintrajud e a Amatra solicitaram ao presidente do TRT, desembargador Wilson Fernandes, que a Escola Judicial seja parte da construção do evento e promova as inscrições dos interessados, assegurando também a certificação das horas aos presentes no seminário.

Para o presidente da Amatra, juiz Farley Roberto Ferreira, a participação da entidade representativa dos juízes trabalhistas busca uma solução definitiva para um problema constante de incertezas que afeta o trabalho.

“A gente precisa tentar encontrar uma solução de longo prazo, pois a cada licitação é um sofrimento para os servidores e magistrados, e uma dificuldade muito grande para conciliar os interesses da administração, de servidores e juízes. Se conseguirmos verificar a viabilidade desse plano via autogestão, estaremos resolvendo definitivamente a questão. As pessoas querem trabalhar com tranquilidade e certeza de que sua saúde está protegida”, ressalta o juiz.

O diretor do Sintrajud, Marcus Vergne, que já esteve no TRT-5 e no TST para discutir a autogestão com os operadores e especialistas dos tribunais, concorda.

“O seminário é imprescindível, inclusive para que a administração e o conjunto dos servidores possam ouvir os representantes do TRT-5, do TST e da Unidas explicarem como é possível criar a autogestão e quais os benefícios que esses planos trazem aos usuários. Será o momento de abrir o debate com a categoria, os magistrados e as administrações”, ressalta Marcus.

Além da participação de trabalhadores, juízes e representantes da Administração da 2ª Região, ficou estabelecido na reunião que serão convidadas também as direções dos tribunais regionais Federal e Eleitoral em São Paulo, além da Diretoria do Foro da Justiça Federal de primeira instância. A participação de servidores do TRF, JF e Justiça Eleitoral dependerá ainda de diálogos com as respectivas administrações, que o Sindicato vem buscando.

Marcus Vergne avalia que o diálogo com as administrações ajudará a fazer avançar o estudo sobre a autogestão em saúde no Estado de São Paulo. “A reunião foi muito boa, principalmente porque o presidente do TRT sinalizou a possibilidade não só da realização do seminário, mas também da criação de uma comissão intersetorial que venha a construir um projeto de implantação do plano de autogestão em saúde na 2ª Região”, aponta.

Além de Marcus Vergne, o diretor do Sintrajud Henrique Sales Costa também participou da reunião.

Atualizado em 26/06/2018 às 16h30.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM