Sintrajud acompanha em Brasília: Câmara aprova urgência para projeto salarial do PJU


20/12/2022 - Helcio Duarte Filho
Sintrajud e outras entidades afirma que nada justifica estender parcelamento após tantos anos de congelamento

Dirigentes do Sintrajud que se encontram no Congresso Nacional, em Brasília, participando da pressão sobre os parlamentares e o STF para defender a recomposição salarial, sem rebaixamento dos prazos fixados no projeto, informam que há possibilidades da proposta ser votada ainda nesta terça-feira (20).

Agora há pouco, por volta das 19h30min, foi votada a urgência para o Pl 2441/2022, que trata do reajuste dos servidores e servidoras do PJU: foram 360 votos favoráveis e 60 contrários. A perspectiva é que as propostas salariais e a emenda constitucional referente ao Bolsa Família e de outras despesas do questionado teto de gastos sejam votadas ainda nesta terça-feira.

As servidoras e dirigentes do Sintrajud Maria Ires e Claudia Sperb participam da cobrança das entidades para que não haja rebaixamento no projeto salarial da categoria. E para que as propostas sejam aprovadas.

Porém, há um acordo sendo articulado por cima, aparentemente sem reação contrária do STF, para que o parcelamento do reajuste seja estendido por mais um ano – no percentual de 6% a cada ano, a partir de fevereiro de 2023, sempre no mesmo mês, totalizando ao final 19,25% de reajuste. A proposta do Senado Federal neste sentido já foi aprovada.

A Direção do Sintrajud segue em Brasília na defesa dos serviços públicos e do direito básico a que se tenha a recomposição das perdas salariais decorrentes da inflação – o que, quando não ocorre, significa uma redução salarial disfarçada.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM