Sindicalizadas e sindicalizados vão decidir os rumos do Sindicato: passo a passo aqui


04/08/2020 - Redação
Associados e associadas até o dia 12 de junho, em dia com as obrigações sindicais, vão eleger a diretoria e o conselho fiscal em processo 100% digital e auditável.

Nos próximos dias 12 e 13 de agosto, sindicalizados e sindicalizadas até o dia 12 de junho vão decidir que projeto, programa e representantes da categoria vão conduzir o Sintrajud nos próximos três anos, até 2023. Em meio à maior pandemia do século e no ano de seu jubileu de prata, o Sindicato realiza um processo totalmente digital e telepresencial (com identificação positiva de quem se apresenta para votar, garantindo a segurança jurídica).

Este processo eleitoral é um esforço do Sintrajud, um desafio pelas novidades e as novas ferramentas digitais e telepresenciais, e é encarado pela atual direção como parte da história de lutas e conquistas. Mais uma vez o Sindicato será vanguarda na organização de eleições sindicais modernas e auditáveis do começo ao fim.

A eleição da comissão eleitoral, com participação de mais de 500 associados de todo o estado, foi a primeira demonstração de força e organização de toda a categoria nesse sentido.

A direção do Sindicato ressalta que o objetivo principal do processo telepresencial é garantir a liberdade e o direito de participação de todos associados e associadas, sem interferências externas, assegurando a inviolabilidade do voto secreto, segurança e transparência para a democracia sindical. E pede a todas e todos que não deixem para votar na última hora.

Voto em separado

Se os dados informados no momento da votação, por qualquer motivo, não baterem com os do cadastro sindical, o servidor ou a servidora poderá votar em separado. Sendo sindicalizado ou sindicalizada até 12 de junho e estando em dia com as obrigações estatutárias, sua participação no processo eleitoral está garantida.

Nesse caso, os mesários vão coletar todos os dados da pessoa e registrar que o voto ocorrerá em separado, de forma simples, rápida e segura. Posteriormente, antes da apuração, a comissão eleitoral vai verificar todos os votos em separados, validando-os ou invalidando-os.

Cadastro

Para agilizar o processo, você pode atualizar seu dados cadastrais. A atualização não é condição para votar, mas manter o cadastro sindical sempre atualizado é uma tarefa importante dos associados para receberem todas as informações e participarem de todos os processos de decisão sobre os rumos da entidade.

Passo a passo do voto nas chapas e no conselho fiscal

1) Com antecedência, para evitar atrasos e problemas de acesso, instale a plataforma Zoom em seu computador e/ou celular;

Você pode baixar o Zoom clicando abaixo:
– para celular iPhone
– para celular Android
– para computadores

Orientamos que baixe o aplicativo com antecedência, se ainda não o tiver instalado em seu aparelho. Caso encontre qualquer dificuldade, pode entrar em contato com o Sindicato pelo WhatsApp (11) 99128-5217 (basta clicar aqui).

2) A partir das 9h e até às 19h dos dias 12 e 13 de agosto, acesse em sintrajud.org.br o destaque principal: Eleições Sintrajud 2020 – Vote aqui, onde você verá o link de votação;

3) Informe o CPF e clique em ‘Entrar’ para acessar a mesa de votação que funcionará na plataforma virtual Zoom;

4) Com um documento oficial com foto em mãos (RG, CNH ou funcional), identifique-se aos mesários;

5) Após se identificar perante os mesários você receberá, em seu celular ou e-mail (conforme tenha optado na identificação), o link de votação, que será válido por 10 (dez) minutos;

6) Clique no link recebido no seu celular ou e-mail;

7) Na tela de votação, você necessariamente terá que fazer uma opção. Se não quiser votar em nenhuma chapa, clique ‘Em branco’ ou ‘Nulo’ e, em seguida;

8) Em seguida, você poderá votar em até 3 (três) candidaturas ao conselho fiscal, ‘Em branco’ ou ‘Nulo’ e então clique em ‘Confirmar’;

Você receberá a mensagem ‘Voto computado com sucesso’ e poderá imprimir seu comprovante de votação.

ATENÇÃO! Nos dias e horários de votação serão disponibilizadas na sede e na subsede do Sintrajud, em caráter extraordinário, mesas de atendimento para sindicalizadas e sindicalizados com dificuldade de acesso às novas tecnologias ou sem estrutura tecnológica, com os devidos cuidados de segurança sanitária e distanciamento, garantido o acompanhamento de representantes indicados pelas duas chapas inscritas.

* Atualizado em 07/08/2020, às 23h25.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM