Servidores do Ministério Público de São Paulo fazem ato contra assédio moral nesta quinta, 18


16/05/2023 - Shuellen Peixoto
Servidores denunciam política institucional de assédio moral e más condições de trabalho que tem levado ao adoecimento no MP; Sintrajud estará presente na manifestação.

Nesta quinta-feira, 18 de maio, a partir do meio-dia, servidores e servidoras do Ministério Público de São Paulo farão um protesto contra o assédio moral e falta de condições de trabalho que tem levado ao adoecimento de parte da categoria. A manifestação acontece em frente ao prédio sede do Ministério Público (R. Riachuelo, 115). O Sintrajud estará presente e auxiliará na estrutura do ato.

Os colegas relatam uma realidade de sobrecarga de trabalho e assédio moral, muitas vezes de forma institucionalizadas, que adoecem os trabalhadores. Em 2022, segundo a carta aberta dos servidores, foi realizada uma pesquisa informal na qual foram recebidos 300 relatos de assédio na instituição. Leia a carta completa aqui.

A situação torna-se ainda mais grave diante da lastimável perda de colegas no último ano vítimas de suicídio, um deles, inclusive, no prédio sede do Ministério Público. O Sintrajud solidariza-se com os colegas e seus familiares e relembra a mobilização realizada no TRT-2 em 2016, quando a luta dos servidores garantiu as medidas de segurança aplicadas no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa.

Para Henrique Sales Costa, a luta contra o assédio no ambiente de trabalho deve ser estendida a todo servidorismo público. “Iremos ao ato para levar nossa solidariedade aos colegas, mas também para fortalecer a luta contra qualquer forma de assédio. O assédio adoece e é uma prática que precisa ser extinta”, ressaltou o diretor do Sindicato.

Dentre as pautas do ato, servidores pedem: 1) Criação de comissão de assédio moral e sexual com participação ativa de servidores; 2) Disponibilização de psicólogos e rede de atendimento aos servidores; 3) Revogação dos instrumentos abusivos de avaliação dos servidores; 4) Instituição de ouvidoria de assédio moral e sexual. Os colegas do MP/SP estão fazendo uma petição de apoio, assine aqui.

Todas as informações da campanha estão disponíveis na página no instagram  “Nenhum servidor a menos”.

Além disso, há também uma vakinha de apoio a família de uma das vítimas. Os dados para transferência, no nome de Vania Heidrick Ciribelli da Silva, são:

Banco Itaú

Ag. 1192

Conta poupança 76680-4

CPF 170.688.758-23

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM