Servidoras marcam presença em aula de defesa pessoal e Clube de Corrida


31/07/2019 - Shuellen Peixoto

Crédito: Joca Duarte

 

Encerrando as atividades de homenagem ao 25 de Julho: Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e de Tereza de Benguela, o Coletivo de Mulheres do Sintrajud – Mara Helena dos Reis realizou uma edição especial Clube de Corrida e Caminhada, voltado para elas.

A atividade aconteceu no último domingo, 27 de julho,  no Elevado João Goulart (o ‘Minhocão’), no Centro da capital.  Além da já tradicional corrida e caminhada, orientadas pelo educador físico Alex Raval Bertozzi, também aconteceu uma aula de defesa pessoal, com a instrutora Juliana Bueno Garcia, lutadora de jiu-jitsu e parte do Programa Women Empowered que é específico e exclusivo para mulheres contra agressão sexual.

Crédito: Joca Duarte

A aula teve a participação de servidoras de todas as idades, da ativa e aposentadas, que aprenderam movimentos específicos para defender-se em cenários de risco e conversaram sobre formas de reconhecer e reagir a situações de assédio.”Foi uma experiência muito impactante, porque tivemos a oportunidade de refletir de forma lúdica sobre as mais variadas formas de assédio que sofremos. Além da prática, a didática da instrutora permite que a gente converse sobre este assunto, que é muito sério, de maneira leve, fazendo com que a gente reflita, ria, se revolte e se empodere”, afirmou Camila Pereira, servidora do TRT em Barueri e integrante do Coletivo de Mulheres. “Saímos da aula refletindo sobre alguns cenários de riscos que já vivemos e analisando atitudes que, agora, poderemos tomar”, concluiu Camila – proponente da aula e que ajudou a organizar a vinda da instrutora.

Para servidora aposentada Fausta Fernandes, diretora do Sintrajud, também do coletivo de Mulheres, a aula foi um momento de fortalecimento e interação entre as servidoras. “Aprendemos que é possível nos manter altivas e em alertas sempre, e a nos defendermos no  caso de um possível agressor, mesmo que ele seja mais alto e mais forte, mas o mais importante é que foi um momento de fortalecimento da rede de apoio entre nós”, afirmou.

Crédito: Joca Duarte

Após a aula de defesa pessoal, as servidoras fizeram, além da corrida e caminhada, um circuito funcional (combinação de exercícios e movimentos comuns ao dia-a-dia que contribui para a perda de peso e definição muscular).

Criado durante o 1º Encontro de Mulheres do Sintrajud, realizado em 28 de outubro de 2017, o Coletivo reúne-se a cada dois meses para discutir as questões específicas das mulheres, principalmente das que trabalham ou trabalharam no Judiciário.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Generic selectors
Apenas termos exatos
Buscar nos títulos
Buscar nos conteúdos
Buscar em Publicações
Buscar nas páginas