Reunião da Fenajufe aposta na luta conjunta dos servidores para derrubar congelamento salarial

21/01/2022 - Helcio Duarte Filho
Representantes sindicais do PJU e do MPU defendem construir mobilização e condições para possível greve unificada em março

O resultado da campanha conjunta do funcionalismo em 2021 – que conseguiu deter a ‘reforma’ administrativa (PEC 32) – foi com frequência mencionado na reunião da Federação Nacional dos Servidores do Judiciário Federal e MPU (Fenajufe) como uma iniciativa política que precisa ser repetida na luta que se inicia para exigir a reposição das perdas salariais.

Com a participação dos coordenadores da federação e de até três representantes por sindicato, na chamada “Ampliadinha” foi observado que não faltam recursos orçamentários para o reajuste. Porém, houve consenso de que para convertê-los em salários é preciso muita mobilização, que inclui a construção da possível greve já sinalizada pelo funcionalismo para 9 de março.

Representaram o Sintrajud na reunião, ocorrida por videoconferência no dia 19 de janeiro de 2022, a servidora Cláudia Vilapiano e Anna Karenina e o servidor Henrique Sales. Também participaram Fabiano dos Santos e Thiago Duarte, coordenadores da Fenajufe.

A parte inicial da reunião teve as exposições do economista Washington Moura Lima e de Luiz Alberto dos Santos, que assessoram a Fenajufe. Washington é também responsável pela assessoria econômica do Sintrajud. Ambos afirmaram que havia espaço orçamentário para as administrações do PJU e do MPU recomporem ao menos parte das perdas salariais dos servidores, porém elas optaram por direcionar os recursos para outras áreas.

Mobilização

A campanha salarial do funcionalismo ganhou as ruas na terça-feira (18), nos primeiros atos nacionais em Brasília. Nova manifestação conjunta está marcada para 2 de fevereiro, também na capital federal. Antes, no dia 27 de janeiro, haverá uma plenária nacional, por videoconferência, organizada pelo Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais).

O calendário de mobilização do funcionalismo tem pressa: por força da legislação eleitoral, projetos e dotações orçamentárias para reajustes salariais precisam ser aprovados até 180 dias antes das eleições.

Calendário de Mobilização

24 a 28/01 – Assembléias e ou mobilizações para que os sindicatos apresentem o material da exposição aos filiados sobre a possibilidade de reajuste;

27/01 – Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais;

02/02 – Ato em Brasília no retorno do recesso Legislativo e Judiciário (caso haja condições sanitárias);

07 a 11/02 – Semana de mobilização virtual nacional;

14/02 a 25/02 – Entrar em estado de greve/ participar da jornada de mobilização, paralisações e luta em prol da isonomia/recomposição salarial;

09/03 – Indicativo de Greve Geral do Funcionalismo Público.

Imagem da reunião da Fenajufe, realizada por videoconferência, que teve a participação do Sintrajud