Live no dia 13 aborda força da mulher trabalhadora no enfrentamento aos ataques à classe

12/03/2024 - Giselle Pereira
Debate terá início às 19h30 com 'femenagem' a Mara Helena dos Reis – colega vítima de feminicídio em 2018; atividades fazem parte da programação de março do Coletivo de Mulheres.

Após o ato na Av. Paulista que marcou o 8M e roda de conversa sobre defesa pessoal e aula de vôlei de areia recreativo no dia 9, o Coletivo de Mulheres Mara Helena dos Reis e Sintrajud realizam neste dia 13 (quarta-feira) live “A força da mulher trabalhadora no enfrentamento aos ataques à classe”, às 19h30, pelo Youtube e Facebook do Sindicato.

A iniciativa terá como palestrantes Erika Andreassi, pesquisadora do Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômicos (Ilaese), Júlia Soares, do Movimento Olga Benário e Mariana Shinohara Roncato, socióloga, professora e integrante do grupo de pesquisa Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses, sob a coordenação do professor Ricardo Antunes. A mediadora será a coordenadora do Coletivo de Mulheres Luciana Carneiro, que também faz parte da Federação Nacional (Fenajufe).

As palestrantes abordarão as consequências advindas do capitalismo no cenário da reestruturação produtiva que repercutem nas más condições de vida e trabalho da população, sendo as mulheres trabalhadoras as mais atingidas. A partir do avanço das tecnologias da informação e da utilização dos aplicativos de transporte e serviços, tem sido promovido o agravamento da precarização e a perda dos direitos trabalhistas, configurando o fenômeno da uberização do trabalho.

A insegurança trazida pelas transformações tem impactos ainda maiores quando considerada a condição de gênero. Por exemplo, maior jornada de trabalho, menor remuneração, discriminação, ou seja, uma maior precarização do trabalho. Esses e outros aspectos serão debatidos durante a live.

Na oportunidade, será feita uma femenagem a Mara Helena dos Reis, colega da JF/São Bernardo do Campo vítima de feminicídio em 24 de dezembro de 2018, véspera do seu aniversário. O Coletivo adotou o nome da servidora para que a história dela não seja esquecida. Mara foi diretora de base do Sintrajud e participante ativa das lutas da categoria.

Programação do mês de março

Além das atividades mencionadas, neste mês ocorrerá, no dia 24, o evento “Nada incomoda mais à ordem do que mulheres que sonham e lutam”, na Barraca de Praia da Assojubs (Avenida Vicente de Carvalho, 70, bairro do Gonzaga, próximo ao canal 3, em Santos).