Fórum unitário reúne trabalhadores por liberdades democráticas neste sábado (14)


12/12/2019 - Luciana Araujo

O Sintrajud estará representado neste fim de semana no Seminário Nacional do Fórum pelos Direitos e Liberdades Democráticas pelos dirigentes Henrique Sales Costa, Luciana Martins Carneiro e Marcus Vergne. Diretores de base e outros servidores da categoria também devem participar. A articulação nacional de entidades e movimentos sociais foi iniciada em fevereiro desse ano, logo que começou a tramitar a ‘reforma’ da Previdência do governo Bolsonaro e na esteira das mobilizações contra a extinção do Ministério do Trabalho – uma das primeiras medidas do atual presidente da República (leia aqui o manifesto de criação).

O seminário acontece sábado e domingo (14 e 15 de dezembro) no Centro de Formação do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo (Sinpeem), localizado na Rua Guaporé, 240, próximo ao Metrô Armênia.

O evento terá palestras dos economistas e professores da Unicamp Marco Antônio Martins Rocha e Plínio de Arruda Sampaio Jr. (aposentado), da cientista política Andréia Galvão, também docente da Universidade Estadual de Campinas. Além do sociólogo Ricardo Antunes e de Jupiara Castro, integrante do Conselho Nacional de Saúde e fundadora do Núcleo de Consciência Negra da USP.

A proposta do evento é debater a organização de um fórum unitário de mobilizações integrado por trabalhadores do setor privado, servidores públicos, estudantes e movimentos sociais para enfrentar os ataques a direitos que vêm sendo impostos. Os participantes também devem decidir sobre a possibilidade de realização de um novo Encontro Nacional da Classe Trabalhadora (Enclat), no ano que vem, com o objetivo de ampliar a unidade entre os diversos setores sociais e categorias.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM