Encontro Nacional cria Coletivo de TI da Fenajufe e define luta pela valorização do segmento


04/08/2022 - Hélio Batista Barboza
Grupo vai cuidar de temas específicos das servidoras e servidores de tecnologia da informação no Judiciário e no MPU

Evento reuniu representantes de vários sindicatos da categoria. Ao centro, de camisa vermelha, o diretor do Sintrajud e coordenador da Fenajufe Fabiano dos Santos. (Foto: Fenajufe)

Servidoras e servidores de tecnologia da informação (TI) do Poder Judiciário da União e do Ministério Público da União contam agora com um grupo na Fenajufe para tratar dos temas específicos do segmento. O Coletivo de TI da Federação foi criado no primeiro Encontro Nacional de servidoras e servidores de TI, realizado pela Fenajufe no último final de semana.

Os caminhos para a valorização do segmento foram o principal tema dos dois dias de discussão, que também abordou os problemas das políticas estabelecidas pelos tribunais e pelos órgãos superiores do Judiciário e do MPU em relação ao setor de TI. Representantes de vários sindicatos da categoria e de todos os ramos do Judiciário e do MPU debateram a organização da carreira, a questão salarial, as condições de trabalho e a qualificação profissional.

Uma das principais conclusões do Encontro é que a valorização das servidoras e servidores de TI deve ser construída conjuntamente com a valorização de toda a categoria, tendo a organização sindical como principal instrumento de luta. Nesse sentido, os participantes do Encontro recomendaram aos sindicatos que criem seus próprios núcleos de TI.

Também resultou do evento a formação de uma comissão encarregada de redigir um manifesto, com os eixos de atuação aprovados pelos participantes. Ficou decidido, por exemplo, que o Coletivo vai cobrar do Judiciário e do MPU políticas de qualificação profissional, além de encaminhar estudos técnicos e orçamentários sobre a melhor forma de valorização salarial.

“Soluções mágicas”

O diretor do Sintrajud e coordenador da Fenajufe Fabiano dos Santos foi um dos organizadores do Encontro e faz parte da comissão que redigirá o manifesto. Em sua apresentação no evento, Fabiano mostrou o perigo de certas “soluções mágicas” colocadas para o segmento, como a redução dos requisitos de qualificação para os cargos, que pode levar à precarização

Ele explicou as vantagens e também abordou preocupações com o modelo das gratificações, apontando que mesmo nesse modelo a valorização salarial depende das lutas da categoria pela recomposição das perdas de remuneração, como a luta que vem sendo travada atualmente para romper o congelamento imposto pelo governo Bolsonaro.

Estudos para criação de uma gratificação já vêm sendo propostos pelo CNJ ao Judiciário Federal desde 2015, e o adicional para a atividade de TI foi aprovado como uma das pautas da categoria, com a proposta de que não seja variável e nem por desempenho.

Ao final do Encontro, os participantes aprovaram uma moção de repúdio aos ataques do presidente Jair Bolsonaro contra o sistema eleitoral e em apoio aos colegas da Justiça Eleitoral. Outra moção foi aprovada em solidariedade à oficiala de justiça e diretora do Sintrajud Beatriz Massariol, demitida pelo TRF-3. O documento pede a imediata reintegração da servidora (leia abaixo).

 

Eixos aprovados no Encontro Nacional da Fenajufe de Servidoras e Servidores de TI

 

– Indicar a organização sindical como instrumento para avanços na carreira;

– Apontar a luta conjunta com a categoria como o caminho para avanços;

– Construir a valorização salarial de toda a categoria como o principal instrumento de valorização de todas as carreiras, inclusive a do segmento de TI;

– Cobrar políticas de valorização e estímulo à qualificação profissional;

– Construir propostas de enfrentamento aos problemas e de valorização que sejam mais amplas, com maior abrangência à categoria;

– Fomentar e participar do debate estrutural de carreira;

– Encaminhar estudos técnicos e orçamentários sobre o melhor instrumento de valorização da carreira;

– Reforçar a recomendação aos sindicatos de criação dos núcleos de TI;

– Estabelecer o Coletivo de TI da Fenajufe.

 

Moção de Solidariedade a Beatriz Massariol

 

Nós servidores e servidoras reunidos no Encontro Nacional da Fenajufe de Servidoras e Servidores de TI no dia 31de julho manifestamos nossa solidariedade à companheira Beatriz Massariol, diretora do Sintrajud/SP – Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo, bem como cobramos a imediata revogação da demissão da servidora.

A demissão de Beatriz ocorre em sequência a um conjunto de atos abusivos da presidente do Tribunal, desembargadora Marisa Santos. Os companheiros trabalhadores do TRF3 vem sendo alvo da cobrança de compensação de horas não trabalhadas durante a pandemia, fato inédito entre os tribunais. O TRF3 protagonizou ainda a mudança das regras de teletrabalho do órgão, sem qualquer diálogo, com forte impacto na vida e na saúde dos trabalhadores daquele Tribunal.

É nesse contexto que mais um grave ataque é desferido contra os trabalhadores daquela casa, com a demissão de uma dirigente sindical eleita pela categoria. A rigor, este é um ataque a toda a organização da classe trabalhadora.

Beatriz, que é oficiala, tem 26 anos de serviço público, com histórico funcional exemplar.  A colega enfrentou sérias dificuldades, inclusive de saúde, relacionadas ao ambiente de trabalho na Central de Mandados. Pediu remoção e estava executando suas funções com a dedicação de sempre.

O ato da Presidente desconsiderou os problemas de saúde da colega e ignorou o parecer da comissão processante, que não indicava a demissão.

Os servidores e servidoras presentes no Encontro se solidarizam com Beatriz e apóiam a campanha pela IMEDIATA anulação da demissão da diretora do Sintrajud e pelo respeito aos trabalhadores e às suas organizações.

 

Brasília, 31 de Julho de 2022.

Encontro Nacional de TI – Fenajufe

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM