Carreira: ‘Manter a distância salarial atual é injusto e pode levar à extinção de cargos’

25/03/2024 - Helcio Duarte Filho
Vídeo: diretora do Sintrajud, Anna Karenina diz que quem fomenta a divisão entre técnicos e analistas prejudica a categoria e ajuda setores da magistratura que avançam sobre orçamentos que deveriam atender a pautas de servidores

Manter a abissal distância entre os salários de analistas e técnicos judiciários, além de injusto, coloca em risco a própria existência dos atuais cargos do Poder Judiciário Federal. É o que afirma a servidora Anna Karenina, neste recorte do debate ‘Carreira – uma luta em construção’, promovido em fevereiro pelo Sintrajud.

“Quanto mais distante [a diferença salarial], maior a tendência para uma futura extinção de cargo”, disse, mencionando que, em 2025, a distância salarial chegará a 9 mil reais. “Portanto, precisamos pensar sobre isso também, pois a partir do momento que você tem dois cargos de nível superior e um recebe muito menos, a chance de mais concursos para o cargo que paga menos aumenta. Quanto mais próximo você deixa os salários, mais chances temos de manutenção dos dois cargos”, observou.

Vídeo com este trecho do debate sobre a Carreira

Anna afirmou que quem fomenta a disputa e a divisão entre técnicos e analistas na prática prejudica o conjunto da categoria, fragiliza a luta e favorece os magistrados na disputa pelo orçamento.

“Estamos lutando para que técnico seja técnico e analista seja analista, porém, diminuindo essa distância salarial, o que, de forma alguma, é uma proposta injusta”, disse. “Não é tirar de um para dar ao outro, pelo contrário, tem tanto uma questão salarial quanto uma questão política para a manutenção dos dois cargos dentro do PJU, porque existe espaço para ambos”, defendeu a servidora durante a live.

A diretora do Sintrajud mediou o debate, do qual participaram ainda a servidora Luciana Carneiro e o servidor Fabiano dos Santos, ambos da coordenação da federação nacional do setor (Fenajufe) e todos da base da categoria no Estado de São Paulo. A live promovida pelo Sintrajud integra as iniciativas para a construção da luta pela reestruturação da carreira em 2024.

Plenária

Anna defendeu as resoluções da Plenária Nacional da categoria, que, em novembro passado, aprovou a luta por uma reestruturação de carreira. A proposta, entre outros aspectos, busca resolver essa assimetria salarial.

Ela também mencionou que a Plenária votou alguns posicionamentos que, no entanto, não estão inseridos na proposta levada pelo setor majoritário na direção da Fenajufe ao Conselho Nacional de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal, em dezembro passado.

Entre eles, citou questões relacionadas ao teletrabalho – “aprovadas por unanimidade e que não constam no texto” – e à isonomia entre ativos e aposentados, no pagamento do auxílio-saúde. “Foi aprovada também por unanimidade, é uma reivindicação extremamente legítima, e que [ ainda] acaba incorporando nosso salário”, disse.

A íntegra do debate pode ser assistida aqui

Assembleia

A campanha pela Carreira está entre as prioridades na atuação da diretoria do Sintrajud neste primeiro semestre de 2024. O Sindicato defende que esta pauta esteja nos debates e na elaboração do Plano de Lutas na 24º Plenária Ordinária da Fenajufe, entre 23 e 26 de maio em Natal, no Rio Grande do Norte.

A diretoria do Sintrajud convocará assembleia geral para o dia 10 de abril, às 19h30, para debater os temas da Plenária e eleger a delegação do Sintrajud que participará deste fórum nacional da categoria.

A servidora Anna Karenina, durante a live sobre Carreira