‘Baseado na Lei’ reuniu foliões da categoria no pré-carnaval de São Paulo

17/02/2020 - Shuellen Peixoto

Fotos: Kit Gaion

Com glitter, fantasias e muita animação, o bloco Baseado na Lei animou o domingo de pré-carnaval (16 de fevereiro) na capital paulista. Nem mesmo a chuva do início da tarde impediu servidores e seus familiares de aproveitar as bandas e entrar no clima do carnaval num bar localizado na Rua Conselheiro Brotero, na Barra Funda (um dos históricos redutos do samba paulistano).

Organizado pelos integrantes das bandas ‘Band’Oré’, ‘Colmeia dos Teus Sonhos’ e ‘Milton Cordoni e os Apóstolos do Suingue’, o bloco reuniu foliões de todas as idades e servidores de todos os ramos e segmentos do Judiciário Federal. O Sintrajud garantiu o apoio para a realização do evento.

Com o tema “Baseado na ladeira é carnaval a tarde inteira: faça amor o quanto queira!”,  a animação ficou por conta das bandas que têm em sua formação a maioria de servidores do Judiciário. Abrindo os trabalhos,  a ‘Colmeia dos Teus Sonhos’ trouxe no repertório sucessos do axé e pagode dos anos 1990. Depois, foi a vez da ‘Band’Oré’, com os clássicos de compositores da Bahia. O dia foi encerrado com o samba, que ficou por conta de ‘Milton Cordoni e os Apóstolos do Suingue’.

Esse foi o segundo Carnaval do bloco ‘Baseado na Lei’, cuja formação original surgiu durante a greve de 2015 e nas aulas de percussão oferecidas pelo Sintrajud à época. O bloco apresentou-se no pré-carnaval de 2016, em frente ao Fórum de Execução Fiscais, na Praça Roosevelt.

“O bloco foi criado para integrar os colegas que participaram da greve em 2015. Este ano a fantástica participação de servidores de todos os ramos e segmentos demonstrou que temos que tornar o bloco anual. Espaços de integração e diversão também são necessários”, afirmou o servidor do TRT Henrique Sales, um dos percursionistas de Milton Cordoni e os Apóstolos do Suingue e diretor do Sindicato.

O evento também teve a participação de muitas crianças, que aproveitaram a oportunidade para brincar com suas fantasias carnavalescas. “Foi um dia tão gostoso que só fez crescer a vontade de proximidade com os colegas. Seguimos, assim, ainda mais fortes e unidos!”, destacou Karina Tegani, servidora do TRT e parte da Band’Oré.

“Em pleno domingão de sol na Barra Funda, o Baseado na Lei invadiu o DaliDaqui Bar (literalmente, até pra fugir das pancadas de chuva de verão) com muita gente feliz, bonita e fantasiada, sempre na intenção de se divertir com um bom som ao vivo”, disse o servidor da JF Tadeu Godoi, integrante da banda Colméia dos Teus Sonhos e diretor de base do Sintrajud. Para o servidor, além da diversão, o bloco é também uma expressão da cultura popular brasileira, que busca um carnaval sem assédio e com muita descontração. “Nesse tempo em que a cultura popular brasileira vem sendo algo mal visto e de discussão nacional, o Baseado na Lei veio na contramão do cerceamento de liberdade de expressão com uma festa linda e divertida! Já avisando que em 2021 tem muito mais”, concluiu Tadeu.

Veja a galeria de fotos do bloco aqui.