Ato celebra 14 semanas de mobilização em Brasília da luta que deteve a PEC 32 em 2021


15/12/2021 - Helcio Duarte Filho
Manifestação nesta quarta (15), da qual a delegação do Sintrajud participou, foi retransmitida ao vivo pelo Sindicato no Facebook

A luta contra a ‘reforma’ administrativa do governo do presidente Jair Bolsonaro (PEC 32) entrou na sua décima quarta e última semana de protestos nacionais presenciais em Brasília, em 2021, com a participação de representações das entidades sindicais do setor  nos estados. O Sintrajud está presente, com uma delegação de servidoras e servidores, como esteve ao longo de todo esse período.

Manifestação em frente à Câmara dos Deputados, no Anexo II, nesta quarta (15), celebrou mais de três meses de luta intensa, constante e ininterrupta. Impulsionada por um movimento que resultou, provavelmente, na mais ampla articulação político-sindical em defesa dos serviços públicos pelo menos desde a Constituinte de 1988.

Vídeo da transmissão ao vivo: clicar aqui

Fotos do ato na Câmara dos Deputados: clicar aqui

Vídeo com o diretor do Sintrajud e da Fenajufe Fabiano dos Santos falando no ato: clicar aqui

A campanha contra a PEC 32 reúne dez centrais sindicais – entre elas a CSP-Conlutas -, dezenas de entidades nacionais dos trabalhadores dos serviços públicos, como a Fenajufe, e centenas de sindicatos de base de todos os estados – numa articulação que envolveu as três esferas do funcionalismo: federal, estadual e municipal. Teve ainda na atuação do Fórum Nacional dos Servidores Federais (Fenajufe) e da Frente Parlamentar Mista dos Serviços Públicos dois fortes pólos de resistência e defesa do setor público.

“Estamos na décima quarta semana de luta contra a PEC 32, a PEC que promove uma verdadeira destruição dos serviços públicos, da Rachadinha, que retira o direito da população à saúde e à educação”, observa a servidora Luciana Carneiro, diretora do sindicato e da delegação do Sintrajud que se encontra em Brasília. “Esta PEC não pode passar, não pode ser aprovada. Até agora, em unidade, nós trabalhadoras e trabalhadores do setor público conseguimos que não fosse levada ao Plenário. [Mas] a nossa luta não pode parar, não podemos cochilar”, alerta. 

Vídeo com mensagem da servidora Luciana Carneiro – clicar aqui

“São 14 semanas de uma luta unitária, uma luta vitoriosa, que assegurou que o governo não conseguisse os 308 votos necessários para votar a PEC 32. Essa décima quarta semana é emblemática, ela avança para o recesso parlamentar e se o governo não conseguiu até agora, não conseguirá nos próximos dias”, avalia Fabiano dos Santos, da coordenação da federação nacional (Fenajufe) e da direção do Sintrajud. 

O servidor ressalta, no entanto, que constatar essa importante vitória não pode significar ignorar que os riscos não desapareceram e que os ataques podem, inclusive, decorrer de outras medidas e projetos. “A mobilização tem que estar sempre atenta, sempre preparada. Em relação a essa pauta de retirada de direitos, o governo se articula de muitas formas”, diz.

Vídeo com o ato no Aeroporto de Brasília na terça (14) – clicar aqui

Fotos do ato na Câmara contra a PEC 32 na terça (14) – clicar aqui

Fotos do ato no Aeroporto em Brasília – clicar aqui

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM