Após explosão de insatisfação, TRF3 suspende Resolução 514; ato mantido

04/05/2022 - Redação
Manifestação ao meio-dia desta quinta está mantida, quando categoria poderá analisar a decisão, preparar os próximos passos desta luta e ainda fortalecer defesa do fim das compensações hora a hora da pandemia.

Às 20h41 desta quarta-feira, 4 de maio, a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora Marisa Santos, assinou a Resolução 519, suspendendo a vigência da anterior. A medida adia a entrada em vigor das mudanças no teletrabalho, sob alegação de “problemas técnicos”, mas veda novos pedidos com base na norma anterior, evidenciando a intenção de promover alterações no trabalho remoto.

A diretoria do Sintrajud parabeniza a mobilização da categoria, que conquistou, seis dias após a publicação da medida, um primeiro importante avanço nesta noite com a suspensão temporária da Resolução TRF 514/2022. O coordenador do deptº Jurídico do Sintrajud, advogado César Lignelli, estará presente ao ato para analisar o novo texto junto com a categoria.

A direção do Sindicato, no entanto, ressalta a importância de manter o ato desta quinta-feira, 5 de maio de 2022, para que a medida seja definitivamente revogada e aberto o diálogo com a categoria para qualquer alteração no funcionamento do teletrabalho. Bem como assegurar a revogação das determinações de compensação hora a hora do trabalho presencial não realizado durante a pandemia.

Agora, defende a diretoria do Sintrajud, é preciso construir uma proposta da categoria sobre o funcionamento do teletrabalho, que não pode jamais significar relações com menos direitos e submetida a decisões unilaterais das administrações.

O ato de amanhã será híbrido — presencial e com uma sala Zoom onde as pessoas também vão poder participar, de forma virtual, da atividade, especialmente servidores de outras cidades da Grande São Paulo e do interior. Haverá ainda transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube do Sintrajud.