Apagão no PJU: Inscrições abertas para Caravana do Sintrajud a Brasília

19/07/2022 - Helcio Duarte Filho
Pressão sobre o STF é pelo envio de propostas orçamentárias que prevejam a recomposição salarial.

Caravana do Sintrajud vai a Brasília na primeira semana de agosto. Serão dias de mobilização e paralisações de servidoras e servidores do Poder Judiciário Federal na capital do país e nos estados – ‘Apagão no PJU’.

A movimentação coletiva e nacional da categoria é pelo fim da política de congelamento salarial, pela reposição das perdas, pelas pautas específicas do setor e em defesa dos serviços públicos.

Quem desejar participar da caravana – que ficará em Brasília nos dias 2 e 3 de agosto de 2022 – deve fazer inscrição por meio de formulário digital, até às 14 horas de sexta-feira, 22 de julho.

Inscreva-se aqui.

A pressão sobre o Supremo Tribunal Federal nesta primeira quinzena de agosto tem como objetivo central incidir sobre as previsões orçamentárias do Judiciário Federal e do MPU. Os sindicatos e a federação nacional (Fenajufe) vão defender que os órgãos do PJU encaminhem à secretaria de Orçamento Federal, do Ministério da Economia, propostas orçamentárias que incluam a recomposição salarial em 2023.

O prazo para o envio das propostas é 12 de agosto, por isso a urgência de intensificar as mobilizações nestes dias. As propostas precisam passar por pareceres do Conselho Nacional Justiça.

A mobilização pelo reajuste salarial, que já ficará no zero por mais este ano por imposição do presidente Jair Bolsonaro, busca interromper uma sequência de mais de cinco anos de remunerações congeladas – e evitar que a inflação, que está em dois dígitos no acumulado em 12 meses, siga corroendo o poder de compra da categoria.

As atividades sobre as administrações dos tribunais e os parlamentares também buscam cobrar a aprovação de projetos de interesses dos servidores, como a proposta de Nível Superior para Técnicos (PL3662/2021), ou a rejeição e arquivamento de ameaças, como a PEC-32 (‘reforma’ administrativa) e o projeto de desjudicialização do processo de execução (PL6204/2019).

Em São Paulo, os servidores irão discutir as atividades de mobilização da semana do Apagão no PJU na assembleia geral que acontece na quarta-feira, 27 de julho, a partir das 19h30, na plataforma Zoom. A diretoria do Sintrajud ressalta a importância da participação neste momento – no qual de certa forma também está em disputa o futuro salarial e das relações de trabalho no âmbito do Judiciário Federal.