28 de outubro: Sintrajud parabeniza os servidores do Judiciário Federal

27/10/2017 - Shuellen Peixoto

Ato contra as reformas, na Avenida Paulista, em 15 de março. Foto: Cláudio Cammarota

A diretoria do Sintrajud parabeniza toda a categoria pelo Dia do Servidor Público, comemorado neste sábado, 28 de outubro. Criada por Getúlio Vargas em 1943, a comemoração remete ao decreto nº 1.713 que institui os direitos e deveres dos servidores públicos. A data presta homenagem aos trabalhadores que se dedicam a prestar um serviço de qualidade para a população.

O ano de 2017 foi duro para os trabalhadores brasileiros, com o avanço da proposta de ajuste fiscal do Governo Temer e sua tentativa de retirar direitos básicos, como o direito a aposentaria. Temer e o Congresso Nacional também atacam ainda mais o serviço públicos, com cortes no orçamento e ameaça a estabilidade (PLS 116/2017 e PLP 248/98).

Os servidores públicos enfrentam uma realidade de sobrecarga e precarização do trabalho, com a falta de contratação, congelamento dos salários e benefícios. Além disso, junto com a  proposta de Reforma da Previdência, o governo quer aumentar a contribuição previdenciária dos servidores de 11% para 14%.

No entanto, o ano também foi marcado pela resistência dos trabalhadores, que realizaram grandes atos e greves gerais no país, como nos dias 15 de março e 28 de abril. Nesta sexta-feira, 27, servidores públicos de todo o país foram às ruas contra os ataques do governo.

É a união e a luta dos servidores públicos e do conjunto da classe trabalhadora que poderá impedir retrocessos e a retirada de direitos. A luta dos servidores do Judiciário Federal pressionou o governo e garantiu o reajuste salarial em 2016, depois de uma greve histórica no país em 2015.

O Sintrajud parabeniza a todos os servidores do Judiciário Federal que buscam proporcionar sempre o melhor atendimento a população. Estes trabalhadores são a ponte entre o Judiciário e a população e, apesar da falta de estrutura e sobrecarga, fazem o possível para oferecer o melhor serviço e garantir os direitos dos trabalhadores que buscam diariamente o Judiciário Federal.

Agora é a hora de continuar na luta em defesa do serviço público e dos nossos direitos.