19M: Trabalhadores e estudantes da rede federal fazem dia de luta em defesa da educação

18/05/2021 - Shuellen Peixoto
Dia será marcado por atos nos estados e uma live nacional com o mote “Educação precisa resistir”, contra os cortes orçamentários e por vacinação imediata.

Em meio aos ataques ao serviço público, cortes de verbas e bloqueios orçamentários contra as universidades e institutos federais de ensino, as entidades da educação convocam o Dia de Luta e Resistência em Defesa da Educação, nesta quarta-feira, 19 de maio. Com o mote “A educação precisa resistir”, trabalhadores e estudantes vão realizar live unificada e atos performáticos nas portarias das instituições em todo o país.

Os cortes no orçamento já reduzido da educação previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021 poderão inviabilizar o funcionamento de grandes universidades como a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que já anunciou dispor de verbas para seguir aberta apenas até julho. Trata-se do avanço na política de sucateamento e privatização das instituições públicas federais de educação, alertam os organizadores da mobilização.

O dia de luta também vai defender vacinação imediata para toda a população por meio do SUS, o arquivamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20  ⏤ a ‘reforma’ administrativa ⏤ e do Projeto de Lei (PL) 5595/20, que prevê a reabertura de escolas, universidades, institutos e centros de educação tecnológica no pior momento da pandemia da covid-19. Além das pautas específicas, o “Fora, Bolsonaro e Mourão” também será tema dos atos.

Para David Lobão, coordenador-geral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), a mobilização contra os ataques do Governo Bolsonaro à educação é urgente, posto que os cortes e bloqueios orçamentários podem inviabilizar o funcionamento da Rede Federal. “Estamos chamando atos performáticos na frente das instituições em todo o país, um dia de luta dia para defender a educação contra estes ataques, a educação precisa resistir”, destacou David Lobão.

As entidades preparam uma live, que começará a ser transmitida às 9h, com participação representantes de entidades da Educação Básica, do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e de parlamentares. Será possível acompanhar a transmissão ao vivo nas páginas das entidades organizadoras do ato, o Andes, Sinasefe, Fasubra, UNE e Fenet(Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico).

Imagens do atos performáticos que acontecerão na frente das instituições também serão exibidas na live. Em São Paulo, os trabalhadores e estudantes do Instituto Federal de São Paulo farão um ato simbólico em frente ao Campus da capital. Além disso, às 11h e às 17h será realizada uma ação coordenada no Twitter para dar visibilidade à hashtag #educaçãoprecisaresistir com informações sobre a realidade da educação pública brasileira.

A última assembleia da categoria aprovou apoio ao dia de luta dos educadores e estudantes e o Sintrajud participará do esforço para dar visibilidade à iniciativa.