11º Congrejufe tem início com defesa de unidade para enfrentar ataques

28/04/2022 - Luciana Araujo
Representantes da categoria judiciária na Argentina e no Uruguai ressaltaram importância das deliberações tomadas no Brasil para os trabalhadores do conjunto da América Latina; CSP-Conlutas pautou construção do dia nacional de luta em 23 de maio.

Teve início nesta quarta-feira (27 de abril) o 11º Congresso da Fenajufe – a federação nacional da categoria -, na cidade de Alexânia, em Goiás. Com a participação de servidoras e servidores de todo o país, a atividade teve início por volta das 22 horas, em razão da chegada das delegações estaduais e do ato realizado à tarde em frente ao Supremo Tribunal Federal, em defesa da reposição salarial de 19,99%. O Sintrajud elegeu uma delegação de 66 trabalhdores de todos os ramos do Judiciário. Realizado em formato híbrido, como medida de segurança sanitária na pandemia, o congresso acontece até domingo.

Representando a CSP-Conlutas, central sindical à qual o Sintrajud é filiado, Júlio Condaque informou que a entidade enviou uma delegação em solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras ucranianos sob a ofensiva russa desde 24 de fevereiro. O dirigente também e ressaltou a necessidade de manter a unidade das centrais sindicais no enfrentamento aos atques do governo de Jair Bolsonaro, e convocou a participação no próximo dia nacional de lutas, indicado para 23 de maio. “E é necessário que os trabalhadores façam uma reflexão de que é necessário a gente manter a nossa autonomia enquanto central, enquanto sindicato, enquanto federação sindical, e manter nossas lutas e nossas pautas”, frisou.

Jorge Eduardo Sotelo trouxe a saudação da Federação Judicial Argentina. “Na América Latina, os Poderes Judiciários têm sido utilizados para perseguir trabalhadores, sindicalistas, políticos e dirigentes, para assegurar o poder econômico”, lembrou, destacando que “Tudo o que acontece no Brasil repercute fortemente na América Latina.”

Pablo Elizalde, da Associação dos Funcionários do Judiciário Uruguaio, reforçou a importância de articular lutas conjuntas da categoria no continente. “Cremos firmemente na unidade latinoamericana”.

Representantes da CUT e da CTB também saudaram o evento. Representando o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais (Fonasefe), o dirigente do Sintrajud e da federação Fabiano dos Santos destacou o peso que a Fenajufe vem dando à unidade do funcionalismo, que derrotou a ‘reforma’ administrativa tentada pelo governo em 2021 e levou o Planalto a se pronunciar sobre o congelamento salarial imposto nos últimos três anos. “Nossas remunerações [vêm] sendo achatadas pela política da granada no bolso”, frisou. “Vamos precisar intensificar esse processo, em relação à nossa campanha salarial já ficou evidente que não havia intenção nenhuma do governo de dar reajuste. E se agora se acena pela mídia com 5% é porque existe mobilização. Precisamos avançar para uma greve unificada do funcionalismo público e para derrotar esse governo que condenou mais de 600 mil pessoas à morte”, afirmou.

Homenagens

No início da cerimônia de abertura, servidores, ex-dirigentes e trabalhadores da federação vítimas da covid-19 ou falecidos por outras causas foram homenageados. Entre eles, 24 colegas do Judiciário Federal em São Paulo que morreram desde março de 2020 em virtude de complicações derivadas do novo coronavírus, além do ex-diretor do Sintrajud e da Fenajufe Luiz da Silva Falcão (servidor do TRT-2).

Confira abaixo os nomes de trabalhadoras e trabalhadores do PJU/SP que foram homenageados:

Álvaro Antônio Fernandes Tavares, TRT-2 (22/03/2021)
Andréia Lopes da Silva Maricato, servidora da educação requisitada à Justiça Eleitoral (20/09/2020)
Anézio Sanches Pinheiro, oficial de justiça aposentado da JF/Campinas (19/08/2021)
Antônio Galdino da Silva, agente de polícia judicial/TRT-2 (24/04/2021)
Celso Luis Bueno, JF/Araraquara (23/03/2021)
Clarice Fuchita Kestring, oficiala do TRT-2 (04/04/2020)
Cristina Motta Galvão, JF/Americana (11/12/2020)
Edson Freitas, Justiça Eleitoral (12/05/2021)
Hailton Magalhães de Oliveira, JF São José do Rio Preto (16/06/2021)
Inaê Fantinati Colombo, JF/Ourinhos (22/05/2021)
José Palitot Júnior, oficial do TRT-2 (30/03/2020)
Kaneo Antonio Nakashima, TRT-2 (19/03/2021)
Luciana Lodos Carlesso, JT/Guarulhos (22/05/2021)
Márcio Guglielmi, oficial de justiça da JFSP (09/09/2020)
Marcos Costa Moreira, aposentado do TRE (11/09/2020)
Nádia Graça Molina, aposentada do TRT (11/05/2020)
Roberto José Alberto ‘Balalaica’, JF/Capital (28/04/2020)
Sérgio Vicente Sales, servidor do TRE (18/10/2020)
Sidinei Silva Martins, do TRF (29/01/2021)
Vilma Diniz da Costa, JT/Guarulhos (02/06/2021)
Mais um agente de polícia judiciária da JF/Capital e três colegas do TRT cujos nomes não foram divulgados porque as famílias não autorizaram.