TRE-SP: Sindicato cobra medidas contra ataques a trabalhadores e condições de trabalho

29/09/2022 - Luciana Araujo
Após ataque orquestrado do bolsonarismo a servidores e trabalhadores da Justiça Eleitoral em Itapeva, Sintrajud demanda garantia de segurança e respeito.

Da esq. para a dir., em sentido horário: Fabiano dos Santos, Henrique Sales, o vice-presidente e corregedor, Silmar Fernandes, o presidente do Tribunal, desembargador Paulo Galizia, Raquel Morel e Cláudia Sperb (Foto: Arquivo Sintrajud).

Diante dos vídeos mentirosos divulgados por bolsonaristas, incluindo a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), sobre a carga de urnas no Cartório Eleitoral da 53ª Zona Eleitoral, na cidade de Itapeva, o Sintrajud pediu audiência emergencial com a direção do TRE-SP (Saiba mais aqui).

Participaram da audiência ocorrida no fim da tarde desta quarta-feira, 28 de setembro, os dirigentes Cláudia Sperb, Henrique Sales, Raquel Morel e Fabiano dos Santos (também diretor da Fenajufe). Pelo Tribunal, além do desembargador Paulo Galizia, o vice-presidente e juiz corregedor, Silmar Fernandes.

Os representantes da categoria ressaltaram que é inadmissível a exposição às violências geradas pela polarização eleitoral, que coloca os trabalhadores também como alvos, e que as condições gerais de trabalho têm facilitado esses ataques. “Nossa preocupação primeira é com a segurança dos colegas, e não só das urnas, além das condições de trabalho que temos enfrentado”, informou Raquel Morel Gonzaga, diretora do Sintrajud e servidora da sede do TRE-SP.

Também foi cobrado que os servidores e servidoras sejam informados de todas as medidas tomadas pela administração. Em resposta, o presidente informou que houve uma reunião da administração do Regional com a PM, cujos resultados serão repassados aos juízes eleitorais, que ficarão responsáveis por informar as iniciativas aos servidores.

O Sindicato cobrou ainda a criação de um canal que receba e dê encaminhamento a denúncias de violências e agressões contra servidores e trabalhadores, inclusive nos dias do primeiro e segundo turnos, além de um posicionamento público do Tribunal enfatizando a importância do respeito aos trabalhadoras e trabalhadores que atuam para realizar as eleições.

Diante das excessivas jornadas realizadas neste período e da situação de violência urbana potencializada pelo aumento da miséria no país, o Sindicato também reforçou a demanda já apresentada em requerimento de que seja assegurado transporte também aos trabalhadores do cartórios que saem das unidades tarde da noite e têm enfrentado situações como assaltos. A medida foi tomada na Sede do Regional após um arrastão ocorrido no dia 16 de setembro, nas imediações do Tribunal.

Também foi reforçado outro requerimento protocolado pelo Sindicato, pedindo a suspensão do expediente nos dias seguintes ao encerramento do 1º e do 2º turnos, tendo em vista a pesada carga de trabalho na preparação do pleito e as limitações impostas ao pagamento de horas extras na Justiça Eleitoral paulista.

O desembargador Paulo Galizia informou que está assegurada a escolta e guarda das urnas sob responsabilidade da Polícia Militar do Estado, conforme sempre ocorre, e que o Ministério Público foi acionado para instauração de inquérito em relação ao ocorrido em Itapeva. O Cartório Eleitoral também receberá mais dois servidores, em reforço à equipe de trabalho.

Panfletaço por segurança e respeito

Aos servidores, o Sindicato destaca que seguirá acompanhando a situação de organização do pleito, e quem sofrer qualquer constrangimento, ameaça ou agressão em serviço deve comunicar à entidade para que sejam tomadas providências. Os informes podem ser enviados pelo WhatsApp (11) 99128-5217 ou clicando aqui. “Tragam suas demandas ao Sindicato, porque estaremos à disposição para atender à categoria e lutar pela garantia de respeito e condições de trabalho adequadas para a realização de uma boa eleição”, destaca Cláudia Sperb, que também é servidora aposentada do TRE e dirigente do Sintrajud.

Foto: Gero Rodrigues

Na manhã desta quinta-feira, 29, dirigentes do Sindicato realizaram um panfletaço (foto) informando à população sobre os ataques que a categoria vem sofrendo e sobre as condições de trabalho precárias.

Foi distribuída a nota de repúdio publicada ontem (leia aqui) e informado também sobre a reunião ocorrida com o presidente do Tribunal e as medidas cobradas.

Deputada das fake news

O vídeo que viralizou nesta terça-feira, 27 de setembro, apontando fraude não comprovada no processo de carga das urnas em Itapeva é parte de uma onda de questionamentos ao processo eleitoral impulsionados pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. A reiteração e acusações inverídicas a servidores e trabalhadores da Justiça Eleitoral vem amedrontando a categoria, pois tem gerando ataques a cartórios e ameaças (veja aqui).

A deputada Carla Zambelli, que foi eleita pelo PSL de Luciano Bivar, junto com o presidente Jair Bolsonaro, e atualmente está no PL de Waldemar da Costa Neto também ao lado do atual mandatário do país, é famosa por divulgar fake news e por ser inimiga dos servidores.

Zambelli já foi condenada mais de uma vez por divulgar informações falsas. E durante a luta contra a PEC 32, da ‘reforma’ administrativa, da qual era ferrenha defensora, o escritório regional da deputada na Zona Norte da capital paulista foi flagrado fechado pelo Sintrajud e sem a presença de nenhum dos funcionários contratados com dinheiro público, em horário de expediente (veja aqui).

A deputada também votou a favor da ‘reforma’ da Previdência proposta pelo governo Jair Bolsonaro, que elevou o confisco salarial dos aposentados, reduziu as pensões em até 40% e estendeu o tempo de trabalho exigido para aposentadoria.