Servidores ressaltam importância de reforçar a mobilização para o dia 23 para conquistar os 19,99%


17/03/2022 - Luciana Araujo
Participação de servidores e servidoras do interior do estado nas atividades e necessidade de fortalecer a construção da greve indicada para 23 de março são destaques.

Caravaneiros do Sintrajud no Espaço do Servidor, em Brasília (Foto: Valcir Araújo)

A reportagem do Sintrajud ouviu servidores da base da categoria no estado de São Paulo que participaram da paralisação de 24 horas neste dia 16 de março e da caravana a Brasília. A avaliação da importância do crescimento da mobilização foi unânime, assim como a compreensão de que sem greve dificilmente o governo de Jair Bolsonaro mudará a postura que impôs nos últimos três anos reajuste zero para todas as categorias do funcionalismo federal. A participação de colegas de fóruns do interior do estado na greve e no ato na capital federal também foi destacada.

Para Vanderson Nunes, do TRT-2, “o ato de ontem foi grande, bonito e emocionante! Adorei ter participado! Revi antigos colegas de mobilização e neles encontro o mesmo ânimo da campanha de 2015. A reivindicação da revisão geral anual prevista no artigo 37, X, da CF, é justa e imprescindível, e se esta revisão fosse alcançada através da mobilização e pressão dos trabalhadores do serviço público federal isso representaria uma conquista inédita e histórica. Mas, ao que tudo indica, o ato de ontem será na verdade o início de uma campanha que promete ser longa e árdua. Contudo, como se trata de um reajuste geral e aplicável a outras categorias do serviço público federal, essa campanha tem potencial para ser intensa e unificadora. Feliz por participar de um movimento paredista na vigência de um governo que nos considera inimigos e cujo discurso é de desvalorização do serviço público”, afirmou.

O servidor, que também participou da caravana a Brasília, destacou ainda o papel do Sindicato na organização das atividades. “O Sintrajud atuou muito bem ontem e tenho certeza que terá papel fundamental na construção dessa mobilização”, disse.

Para Bruna Guimarães, servidora da 22ª VT, “foi muito interessante terem trazido apresentações culturais junto com as falas dos profissionais do Direito e dirigentes sindicais. Mas a participação dos servidores que estavam de casa, online, foi muito pequena, e acredito que um dos motivos tenha sido a não abertura uma sala para que todos pudessem participar, conversar com outros servidores, discutir tantos temas que foram trazidos e são tão importantes para nossa categoria. A participação só no chat, em um dia de greve, fica muito limitada. Mas apesar dessa falha, foi uma atividade boa, fiquei muito feliz em ver que as pessoas foram a Brasília, porque o que a gente tem para fazer é isso: seguir na luta”, afirmou.

Força do interior

Servidores da JF/Presidente Prudente que participaram da caravana a Brasília (Arquivo pessoal).

“O que eu pude perceber é que foi a maior atividade realizada com a unificação dos servidores públicos federais. A delegação do Sintrajud foi de longe a mais atuante e presente. De longe víamos os coletes amarelos. O que me chamou mais a atenção foi a quantidade de servidores do interior [de São Paulo e do PJU] que foram a Brasília reivindicar o reajuste”, destacou Neide Izabel Modesto. Servidora recém aposentada da Justiça Federal em Presidente Prudente, Neide integrou a caravana do Sintrajud à capital federal.

Osvaldo Sereia, também servidor da JF/Presidente Prudente e ex-diretor do Sindicato, avalia que a mobilização deste dia 16 foi importante para a construção da greve por tempo indeterminado do funcionalismo, indicada para ter início a partir do dia 23 se não houver mudança na postura do governo. “Achei bastante interessante o trabalho, mostra primeiro organização e esse trabalho de engajamento, principalmente para nós do interior. Foi fantástico, a gente teve uma participação boa do interior – uma coisa que a gente sempre esperava, esse trabalho de interiorização do Sindicato. Atingiu bastante o objetivo, foi muito bom, valeu muito a pena, e tenho certeza que com isso a gente vai conseguir mesmo construir essa greve”, afirmou. Sereia também esteve em Brasília, junto com outros 29 colegas da categoria, para as atividades de pressão sobre o governo federal.

Além de Presidente Prudente, a caravana do Sintrajud contou também com a participação de servidores e servidoras de Bauru, Caraguatatuba, Marília e Valinhos, junto com colegas da capital e da Baixada Santista.

Esperar vitória sem greve é negar a realidade

“Não existe outra solução. Ou a gente se organiza ou a gente vai ser massacrado cada vez mais”, afirmou. “Essa luta pelos 19,99% não é nada além do justo, do básico. E a gente nem está falando de uma reposição que de fato garantiria as perdas que a gente teve”, afirmou Fábio Rodrigues, servidor da JF lotado no Fórum Criminal e outro integrante da caravana à capital federal.

Essa é também a avaliação da diretoria do Sintrajud, ressaltada pelo diretor do Sintrajud e da Fenajufe Fabiano dos Santos durante a live do “Viradão da greve” – transmissão ao vivo realizada pela Fenajufe, a federação nacional da categoria, na tarde deste dia 16. “A construção de uma greve certamente tem muitos desafios. Todas as greves que nós construímos sempre tiveram muitos desafios, mas é necessário encarar esse desafio porque quando a gente olha a realidade também, a gente constata que nenhuma vitória foi alcançada sem que tivéssemos um movimento grevista, em especial quando a gente faz a discussão da questão salarial. Então, achar que dessa vez, com esse governo, vamos conseguir sem uma greve ter uma vitória é a negação da história”, disse.

Fabiano destacou ainda que a legislação eleitoral reduz o tempo de mobilização para garantir o respeito à data-base. “Nosso limite temporal para que o nosso reajuste seja concedido na modalidade reajuste geral anual, do artigo 37 inciso X, é o dia 4 de abril. Não quer dizer que a nossa luta se encerra neste momento, mas que encerra-se a perspectiva da revisão este ano, a revisão geral”, afirmou. “Vamos botar essa granada no bolso deles e garantir o nosso reajuste”, concluiu lembrando a fala do ministro da Economia, Paulo Guedes, gravado em uma reunião ministerial tornada pública por decisão do STF.

Nesta sexta-feira, 18, o Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais) fará uma reunião de avaliação deste dia 16 e perspectivas para a greve indicada para o dia 23. Em 21 de março a diretoria executiva da Fenajufe também se reúne para debater os próximos passos da mobilização. O Sintrajud agendará em breve nova assembleia geral para debater o indicativo, discussão já iniciada na assembleia do dia 24 de fevereiro e nas reuniões online com servidores e servidoras de todos os ramos do Judiciário na capital, Baixada Santista, oficiais de justiça e 30 cidades da Grande São Paulo e interior do estado.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM