Nota de pesar pelo falecimento da professora Marinalva Oliveira, ex-presidente do ANDES-SN

27/10/2023 - Giselle Pereira
A professora veio a óbito na tarde desta sexta-feira, 27 de outubro.

O Sintrajud manifesta profundo pesar com a notícia do falecimento de Marinalva Oliveira, ex-presidente do ANDES-SN (2012-2014) e da Secretaria Nacional da CSP-Conlutas. A professora veio a óbito nesta sexta-feira, 27 de outubro.

Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ela atuava nos temas relacionados à luta anticapacitista e por políticas públicas de inclusão para pessoas com deficiência intelectual, inclusive estava lutando junto ao Sintrajud nesta pauta.

Marinalva esteve presente em uma série de mobilizações, greves e atos em defesa da educação pública, dos professores, bem como dos servidores públicos federais e pautas em defesa da classe trabalhadora, de forma geral. Mãe atípica, amorosa, militante aguerrida que sempre dedicou sua vida à luta.

A diretoria e funcionários do Sindicato manifestam toda solidariedade aos companheiros e companheiras, aos amigos e familiares. Aos seus filhos – Andrew, Andressa e Gabriel – transmitimos nosso imenso abraço.

Leia abaixo a nota da direção executiva:

É com grande tristeza que expressamos nosso imenso pesar com a notícia do falecimento de Marinalva Oliveira, uma grande lutadora de muitas causas sociais e na defesa dos direitos da classe trabalhadora.

Marinalva foi presidenta do ANDES-SN durante o biênio 2012-2014, além de professora titular da Faculdade de Educação da UFRJ ela coordenava o Laboratório de Inclusão, Mediação Simbólica e Aprendizagem. Se destacou também na luta anticapacitista, sendo parceira fundamental da construção realizada pelo SINTRAJUD no combate ao capacitismo e defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Manifestamos nossos mais profundos sentimentos para toda a família, amigos e companheiros de luta.

Diretoria Executiva Sintrajud