Comando aprova intensificar mobilização e atos no Congresso e em escritórios de deputados

08/10/2021 - Luciana Araujo
Servidores voltam a Brasília na semana de 13 a 15 de outubro e inscrição para próximas caravanas seguem abertas; sexta tem ato também em SP e nova assembleia estadual.

A primeira reunião do comando de mobilização contra a ‘reforma’ administrativa (PEC 32), nesta sexta-feira, 08 de outubro, deliberou intensificar a mobilização e buscar realizar atividades também no estado para diálogo e pressão junto aos deputados e deputadas federais eleitos por São Paulo. Com participação de servidores e servidoras de diversas regiões do estado, a avaliação foi de que o crescimento da mobilização vem sendo fundamental para impedir a aprovação da ‘reforma’.

“A vida do governo também não está fácil. A nossa não está, o trabalho é muito cansativo em Brasília, mas tem valido a pena. Não à toa o governo promete abrir a temporada de compra de votos a partir da semana que vem, quando começa o debate de liberação de emendas parlamentares, para tentar aprovar a PEC. E nossa tarefa é não permitir que consigam votar”, ressaltou a diretora Claudia Vilapiano.

De 13 a 15 de outubro, após o feriado, nova caravana será realizada a Brasília. Mesmo sendo uma semana “curta”, 11 servidores e servidoras vão participar das atividades de pressão na capital federal. Para a semana de 18 a 22 de setembro, as inscrições para participar das atividades na Câmara dos Deputados estão abertas até às 10 horas do dia 13 (clique aqui para se inscrever).

A deliberação de greve por tempo indeterminado aprovada na assembleia do dia 25 de setembro tem como principais objetivos neste momento ampliar e respaldar a participação e a presença da categoria nas caravanas a Brasília para diálogo e pressão junto aos parlamentares, além dos atos e protestos convocados no estado. Diante do fato de que está difícil para o governo conseguir os 308 votos em dois turnos para aprovar a PEC 32 no plenário da Câmara, a avaliação dos servidores é de que as próximas semanas podem ser decisivas para enterrar a ‘reforma’ administrativa.

Ação junto aos parlamentares

Ao longo desta semana, 18 colegas de São Paulo participaram da abordagem aos deputados no Aeroporto Juscelino Kubitschek, na terça-feira. Houve vigília em frente ao Anexo 2 da Câmara dos Deputados todas as tardes, além de uma passeata até o Palácio do Planalto. Um protesto em frente ao Ministério da Economia que repudiou a política do ministro Paulo Guedes, autor da ‘reforma’ administrativa que nesta semana foi denunciado por ganhar milhões em aplicações em paraíso fiscal com uma política econômica interna que levou à maior desvalorização Real frente ao dólar na última década e à volta da fome para milhares de brasileiros.

Além de receber o apoio dos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Rogério Carvalho (PT-SE), a delegação do Sintrajud dialogou com os deputados Alencar Santana Braga (PT), Átila Lins (PP-AM), Bosco Costa (PL-SE), Cléber Verde (Republicanos-MA), Darci de Matos (PSD-SC, que relatou favoravelmente a PEC na CCJC), Fernanda Melchionna (PSOL-RS), Herculano Passos (MDB), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Nilto Tatto (PT), Paulo Pereira da Silva (Solidariedade-SP), Paulo Teixeira (PT), Ricardo Silva (PSB), Roberto de Lucena (Podemos), Samuel Moreira (PSDB), Túlio Gadelha (PDT-PE) e Vicentinho (PT).

Ainda houve diálogos na Câmara com as assessorias dos deputados Beto Rosado (PP-RN), Cezinha de Madureira (PSD-SP), Kim Kataguiri (DEM-SP), Luiz Carlos Motta (PL-SP), Marco Bertaioli (PSD-SP), Marcos Pereira (Republicanos-SP), Policial Kátia Sastre (PSL-SP), Cacá Leão (PP-BA), Carlos Chiodini (MDB-SC), Charles Fernandes (PSD-BA), Elmar Nascimento (DEM-BA), Gilberto Nascimento (PSC-SP), Júnior Ferrari (PSD-PA), Liziane Bayer (PSB-RS), Luisa Canziani (PTB-PR). Mauro Lopes (MDB-MG), Miguel Lombardi (PL-SP), Profª Dayane Pimentel (PSL-BA), Tito (Avante-BA), Sérgio Brito (PSD-BA) e Vitor Lippi (PSDB-SP).

Em São Paulo, diretores do Sintrajud tiveram reuniões virtuais com os deputados Coronel Tadeu (PSL-SP), Herculano Passos (PSD-SP) e Rodrigo Agostinho (PSB-SP). Já ocorreram também reuniões com as assessorias dos deputados Adriana Ventura (Novo), Carla Zambelli (PSL), Ivan Valente (PSOL), a deputada Rosana Valle (PSB-SP) e o deputado Roberto Lucena (Podemos-SP).

O Sindicato seguirá na semana que vem apresentando aos parlamentares uma carta analítica sobre a versão final do substitutivo aprovado na comissão especial e que está para ser avaliado no plenário da Câmara (leia aqui) e convida a categoria a também seguir enviando e-mails aos deputados (clique aqui e envie o seu).

Na próxima sexta-feira (15 de outubro), haverá o primeiro ato em frente a escritórios políticos de deputados que se posicionaram favoravelmente à PEC 32. A “visita surpresa” será um protesto para denunciar parlamentares que já votaram – na Comissão de Constituição e Justiça (CCJC) ou na comissão especial – ou se manifestam em defesa da destruição dos serviços públicos e vai abrir uma série de protestos para reforçar que quem votar a favor da PEC 32 “não volta” ao Congresso Nacional nas próximas eleições.

A manifestação do dia 15 será realizada na parte da manhã, e quem tiver interesse em participar deve entrar em contato com a secretaria do Sindicato, pelo telefone (11) 94559-0005.

Assembleia

Também na sexta-feira, às 19h, acontecerá nova assembleia estadual, às 19 horas, via plataforma Zoom. Clique aqui para participar.