SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO
.

JJ - Edição 161 - 19/11/2003 - Página 3

AGENDA


VAI ACONTECER


15 A 29 DE NOVEMBRO
- Exposição de obras da 3ª Mostra de Artes do Sintrajud, no 5º andar do sindicato.
20 DE NOVEMBRO
- Dia da Consciência Negra.
20 A 23 DE NOVEMBRO
- 9º Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação, no Rio de Janeiro.
21 DE NOVEMBRO
- Homenagem do Sintrajud ao Dia da Consciência Negra, às 19h, no Hotel Excelsior (av. Ipiranga, 770/23º).
- Ato contra a Alca e o acordo com o FMI, 10h, no vão do Masp.
22 DE NOVEMBRO
- 11º Encontro do Conselho de Base, às 9h, e assembléia geral de prestação de contas, às 16h, no 5º andar do sindicato.
26 DE NOVEMBRO
- Ato e paralisação dos servidores federais no DF, organizado pela Cnesf.
27 DE NOVEMBRO
- 2º Encontro de Comunicação da Fenajufe, em Teresina (PI).
28 A 30 DE NOVEMBRO
- 11ª Plenária da Fenajufe no Piauí.


ACONTECEU


18 DE NOVEMBRO
- A diretora Carmen Dora Ferreira falou sobre as “Novas tendências no mercado de trabalho sob a égide do novo código civil: advocacia atuante”, em seminário promovido pela OAB-SP.
13 a 16 DE NOVEMBRO
- 22º Congresso Estadual dos Advogados Trabalhistas. Participou o diretor Luiz Falcão.
14 DE NOVEMBRO
- Abertura da 3ª Mostra de Artes do Sintrajud, no Hotel Excelsior.

3ª Mostra de Artes

13 DE NOVEMBRO
- Reunião do coletivo de Comunicação do Sintrajud.
12 DE NOVEMBRO
- Assembléia setorial do TRF/JF aprovou realizar campanha contra o assédio moral e por melhores condições de trabalho.
11 DE NOVEMBRO
- Reunião do Núcleo dos Oficiais de Justiça do Sintrajud.


Assédio moral e plano de lutas em pauta
Conselho de Base acontece uma semana antes da plenária nacional da Fenajufe e debaterá assédio moral e a organização das lutas da categoria

10ª plenária da federação nacional

A 11ª reunião aberta do Conselho de Base do Sintrajud, que ocorre neste sábado, 22, das 9 às 16h, vai discutir entre outros temas o reforço da campanha contra o assédio moral no Judiciário Federal paulista.
Especialista no assunto, a psicóloga Margarida Barreto fará palestra sobre o tema “Violência, saúde e trabalho - uma jornada de humilhações?”, título de seu livro que também estará à venda durante o Conselho, ao custo de 15 reais. A palestra terá início às 15h e é aberta a toda a categoria.
Médica do trabalho e doutora pela PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), onde é pesquisadora do Instituto de Psicologia Social, Margarida dedicou sua tese de doutorado ao estudo das práticas de assédio moral, muito comuns no Judiciário. Segundo a especialista, o assédio moral é um conjunto de “condutas abusivas, que visam demarcar o espaço do poder: quem manda e quem obedece”. Margarida desenvolve, junto com outros pesquisadores, um site que disponibiliza informações sobre o tema: .
O Conselho ainda discutirá a conjuntura e a construção de um plano de lutas específico da categoria, também temas da 11ª plenária da federação nacional (Fenajufe), que acontecerá em Teresina, no Piauí, entre os dias 28 e 30 de novembro.


Avaliação do governo Lula será ponto destacado na plenária

A 11ª plenária da Fenajufe, de 28 a 30 de novembro em Teresina (PI), terá entre seus temas o governo Lula. “A principal função da plenária será debater a relação com o governo Lula”, avaliou Ronald Fumagali, do TRT-15 e diretor do Sintrajud, na assembléia que elegeu os representantes de São Paulo ao evento.
Aspectos como se o caráter político do governo está em disputa e a atuação dos sindicatos devem ser abordados. Na assembléia, prevaleceu a análise de que ele não representa os trabalhadores e nem está em disputa. “O governo Lula, na melhor das hipóteses, está aí para reciclar o capital”, disse Démerson Dias, do TRE e diretor da Fenajufe e do Sintrajud. “Não está em disputa, o seu núcleo é neoliberal”, afirmou, ressaltando a capacidade que a organização popular tem de influenciar o governo. Fernanda Marques Rosa, diretora de base do TRF, se declarou perplexa: “Não esperávamos um governo maravilhoso, mas não esperávamos esse grau de traição”.
O diretor do Sintrajud Wilson Trevisan, de Piracicaba, no entanto, discordou da maioria das intervenções. “Eu ainda acredito que se pode disputar muita coisa neste governo”, afirmou. Adilson Rodrigues, da JF de Santos e também diretor do Sintrajud, destacou que a plenária tem que apontar “as grandes bandeiras de luta” e qual o processo de greve que deve ser “construído para o ano que vem um função do governo e de nossas necessidades”.
A assembléia escolheu os seguintes delegados à plenária: Claudio Klein (TRF), Fernanda Marques (TRF), Cecília (TRE), Ana Luiza (TRF), Adilson (JF Santos), Marcio Loes (TRE), Luiz Falcão (TRT), Cleide (TRF), Démerson (TRE), Sanches (JF) e Ivo (TRT-2 R. Pires), Cléber (TRF) e Marinilda (JF Santos), observadores. As teses à plenária estão no site do Sintrajud.


Comissão de Finanças incorpora proposta da Fenajufe à PL da Eleitoral

O projeto de lei que cria mais de cinco mil novos cargos na Justiça Eleitoral de todo o país foi aprovado na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, na quarta-feira 12, incorporando modificação proposta pela federação nacional (Fenajufe).
Pelo teor do projeto até agora, a criação dos cargos se dará em três exercícios, no período de três anos. Serão implementados 40% dos cargos em 2004, 30% em 2005 e 30% em 2006.
Para a diretora do Sintrajud e servidora do TRE-SP Maria Cecília Pereira, o projeto melhora um pouco se for aprovado desta forma. “Vão ser chamadas um pouco mais pessoas dos concursos em aberto, mas aqui em São Paulo, por exemplo, ainda vai depender da agilidade do TRE chamar os demais concursados até o princípio de 2005. Caso contrário, parte vai ficar a ver navios”. Cecília esteve em Brasília na primeira semana de novembro.
O diretor da Fenajufe Waldson Silva também participou da negociação para a melhoria do projeto. “Tentamos negociar na comissão para garantir a implementação integral, mas havia um impasse. O que foi possível negociar foi a inversão dos percentuais”, disse. Ao entrar na CFT, a proposta fechada na semana anterior pelo TSE definia a implementação dos cargos em 30% nas duas primeiras etapas e de 40% na última.
O projeto está na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e o relator é o deputado Sérgio Miranda (PCdoB-MG)


Assembléia de prestação de contas no dia 22

Às 16h deste sábado 22, logo após a 9ª reunião aberta do Conselho de Base, assembléia geral ordinária da categoria analisará a prestação de contas do sindicato referente a 2002. Ao longo desta semana o balanço financeiro e os documentos referentes às contas do ano passado estão à disposição dos associados, podendo ser verificados entre os dias 17 e 19 de novembro, das 9 às 17h, e no dia 20, das 15 às 22h.
O contador que assessora o sindicato fará plantão e prestará os esclarecimentos necessários para quem os solicitar, na sede do sindicato (rua Antonio de Godoy, 88, no Centro de São Paulo). O balanço financeiro de 2002, publicado duas vezes no Jornal do Judiciário, está disponível na própria sede da entidade e aqui.