SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO
.

JJ - Edição 153 - 03/09/2003 - Página 7

Fórum Social é lançado no Brasil

Com cerca de 150 pessoas presentes, aconteceu na noite do último dia 2 de setembro (terça-feira) o lançamento conjunto do IV Fórum Social Mundial e do I Fórum Social Brasileiro. A atividade foi realizada no Centro Universitário Maria Antônia e marcada pelo debate “De Porto Alegre a Mumbai: perspectivas do Fórum Social Mundial e do movimento antiglobalização”, com a participação do sociólogo português Boaventura de Souza Santos.
O diretor do Sintrajud e da federação nacional (Fenajufe) Démerson Dias participou do evento, e tem acompanhado pelo sindicato as reuniões do Conselho Brasileiro do Fórum Social Mundial.
Segundo Démerson, o encontro discutiu o papel do Fórum Social Mundial como instrumento de organização do movimento antiglobalização e a importância da realização da próxima edição do evento na Índia.


PL DA JUSTIÇA ELEITORAL


Relator indica aprovação da proposta do TSE

O relator do projeto que cria 5.748 novos cargos na Justiça Eleitoral, deputado Júlio Delgado (PPS/MG), apresentou parecer favorável à aprovação do texto do Projeto de Lei 7.493 apresentado pelo Tribunal Superior Eleitoral. O PL encontra-se na Comissão de Administração, Trabalho e Serviço Público da Câmara.
A proposta cria dois novos cargos em cada cartório eleitoral, sendo um de analista e outro de técnico judiciário. Também cria 2.694 funções comissionadas de Chefe de Cartório Eleitoral, sendo 135 FC-4, para as zonas eleitorais localizadas no Distrito Federal e em capitais de estados, e 2.559 FC-1, para as do interior dos Estados.
Outras 179 funções comissionadas de chefe de cartório seriam ainda instituídas mediante transformação do número de cargos em comissão de mesma denominação hoje existentes.
Segundo o parecer, “embora o número total de cargos e funções a serem criadas possa parecer elevado, ele apenas reflete as reais dimensões do processo eleitoral brasileiro”. Os dois cargos efetivos a serem criados em cada zona eleitoral, diz o relatório, “assegurarão a estabilidade de funcionamento das mesmas, sem que se possa dispensar de todo a valiosa colaboração de servidores requisitados de outros órgãos”.
Com o projeto aprovado, as chefias de cartórios passariam a ser gradativamente exercidas por servidores do quadro.


Auxílio saúde do TRE ultrapassa os 8 anos sem reajuste

Os servidores do Tribunal Regional Eleitoral querem que o auxílio para o plano de saúde, há oito anos congelado, seja reajustado. Os trabalhadores do tribunal reclamam que o valor máximo pago, como reembolso médico, é de R$ 80,00 por funcionário e por dependente.
Para fazer jus a esse benefício, o funcionário tem que comprovar a contratação de um plano de saúde e entregar cópia do comprovante do pagamento da mensalidade.
Em junho desse ano os trabalhadores do tribunal se reuniram com a diretora-geral, que prometeu verificar a possibilidade de atendimento da reivindicação. Porém, não há resposta até o momento.
A categoria se reuniu nos com o economista Washington de Moura, que assessora o Sintrajud, para detalhar melhor o orçamento do TRE no último dia 2.
Agora, está sendo solicitada uma reunião com o presidente do Tribunal para discutir o tema.