Sintrajud reivindica em reunião com assessoria de Mendonça apoio a reajuste e NS

12/03/2022 - Helcio Duarte Filho
Dirigentes do Sintrajud reivindicaram que as pautas da categoria, apresentadas ao ministro Luiz Fux, sejam levadas à sessão administrativa do Supremo Tribunal Federal.

Os dirigentes do Sindicato Anna Karenina, Antônio Melquíades e Fabiano dos Santos se reuniram por videoconferência, na quinta-feira (10), com Rodrigo Sorrenti Hauer, chefe de gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça, e Tércio Issami Tokano, assessor do gabinete (foto).

As duas pautas que fizeram parte da conversa foram a reposição das perdas salariais acumuladas nos três primeiros anos do governo Bolsonaro e a adoção do nível superior para ingresso na carreira de técnico no Judiciário Federal. As duas reivindicações já foram apresentadas, em fevereiro, diretamente ao ministro Luiz Fux, presidente do STF. Primeiro, numa audiência presencial com a direção do Sintrajud. Pouco depois, também presencialmente, numa audiência com a federação nacional (Fenajufe), em Brasília.

Fux se mostrou simpático às pautas e se comprometeu a encaminhá-las para análise do colegiado em sessão administrativa do STF, mas passados quase dois meses os temas ainda não foram pautados. A reunião com os assessores de Mendonça é parte da tentativa de conquistar apoios e pressionar para que isso de fato ocorra e tenha um resultado satisfatório para a categoria.

Segundo Anna Karenina, os assessores assumiram o compromisso de encaminhar as solicitações ao ministro. “Ressaltamos que o NS valoriza a carreira e não tem impacto financeiro. Dissemos que a demanda passou pelos fóruns da categoria, foi apresentada em 2015 e que não entendemos porque até hoje não foi encaminhada”, relata.

Melqui abordou a questão da defasagem salarial e que o índice do IPCA é unitário, tendo em vista que nenhuma carreira do serviço público federal obteve qualquer reajuste nos anos de 2019, 2020 e 2021. E Fabiano ressaltou a possibilidade de deflagração de uma greve nacional por tempo indeterminado diante da intransigência do governo.

O Sintrajud participa da luta salarial conjunta do funcionalismo, articulada nacionalmente pelo Fórum dos Servidores (Fonasefe). A campanha tem um calendário de mobilização que inclui atos e paralisação no dia 16 de março. No PJU em São Paulo a categoria aprovou um ‘apagão’ — que consiste em não acessar nenhum sistema de trabalho e acompanhar as atividades da paralisação que serão transmitidas pelo Sindicato e a Fenajufe.

Há ainda um indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 23, caso o governo não reavalie a sua posição de não atender a demanda emergencial de 19,99% de perdas acumuladas durante a gestão de Jair Bolsonaro. A diretoria do Sintrajud ressalta que o índice unitário reivindicado na campanha salarial não significa abrir mão das perdas históricas acumuladas.