Mobilização pelo Dia do Servidor Público terá plenária virtual e ato unificado

22/10/2021 - Hélio Batista Barboza
Atividades começam na segunda, 25, e serão marcadas pela luta nacional contra a PEC 32 e outras “reformas”

Uma plenária virtual dos servidores públicos federais, estaduais e municipais marcará, na próxima segunda-feira (25), o início da semana de mobilização pelo Dia do Servidor Público, comemorado na quinta-feira (28). A plenária será realizada às 18 horas, pela plataforma Zoom.

Na quinta-feira, os servidores fazem um ato unificado na Praça da República (centro de SP), às 16 horas.

Dez centrais sindicais estão unidas na organização de ambas as atividades. O 28 de outubro deste ano está sendo divulgado como Dia Nacional de Luta Contra a Reforma Administrativa, com paralisações, assembleias, audiências e outras ações contra o projeto do governo Bolsonaro (PEC 32/2020).

A semana que vem será a sétima seguida de mobilização do funcionalismo contra a PEC, que inclui também caravanas a Brasília e na sequência serão marcadas novos atos em escritórios políticos de deputados.

Ao longo desse período e devido em parte à própria mobilização, a proposta perdeu força no Congresso, em meio a sinais de desarticulação da base governista. Dirigentes sindicais e servidores da base alertam, porém, que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pode a qualquer momento submeter à votação no plenário o texto já aprovado na comissão especial.

“Reformas” no município e no estado

Além da pressão para enterrar o projeto de Bolsonaro, os servidores vão se manifestar mais uma vez pelo impeachment do presidente da República e contra a nova reforma previdenciária de prefeitura de São Paulo.

O projeto do prefeito Ricardo Nunes (MDB) que institui o Sampaprev-2 foi aprovado em primeira votação na Câmara Municipal e aguarda a segunda votação, enquanto servidores municipais se mantêm em greve contra a proposta desde a última sexta-feira, 15 de outubro. O projeto amplia a cobrança de contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas.

Os servidores estaduais, por sua vez, vão protestar contra a reforma administrativa do governo João Dória (PSDB), que a Assembleia Legislativa aprovou na terça-feira, 19. O Projeto de Lei Complementar 26/2021 institui a bonificação dos servidores pelo cumprimento de metas e extingue o abono de faltas, entre outras mudanças.

Servidores municipais protestam contra a nova reforma previdenciária de São Paulo, a Sampaprev-2 (Foto: redes sociais)