Em live, servidores debateram campanha nacional contra reabertura dos tribunais

27/08/2020 - Shuellen Peixoto
Resoluções e encaminhamentos da reunião ampliada da Fenajufe foram o tema da 43ª transmissão do Sintrajud que aconteceu nesta segunda-feira, 24 de agosto.

Os resultados e resoluções da Reunião Ampliada da Fenajufe foram debatidas na  43ª live do Sintrajud, nesta segunda-feira, 24 de agosto, transmitida nas páginas do Facebook e YouTube da entidade. O bate-papo online foi conduzido pelos diretores Claudia Sperb, aposentada do TRE, Fabiano dos Santos, do TRT e diretor da Fenajufe e Luciana Carneiro, do TRF,  que estiveram na reunião da federação nacional.

Com representantes de entidades de 19 estados e do Distrito Federal, a reunião aprovou a nacionalização da campanha em defesa da vida, contra a reabertura dos tribunais no judiciário federal e a construção da greve sanitária como ferramenta de defesa da vida durante a pandemia. Também foi aprovada a adesão da Fenajufe na luta pelo “Fora Bolsonaro”, em defesa das liberdades democráticas e dos direitos sociais e trabalhistas.

Os servidores de São Paulo foram representados por oito servidores, eleitos para participar da atividade na assembleia geral que aconteceu no dia 18 de agosto (veja aqui). Na opinião de Fabiano dos Santos,  as resoluções aprovadas avançam bastante da construção de um enfrentamento nacional contra a política genocida dos governos federal e estaduais que minimizam os impactos da pandemia no país. “A greve sanitária e o ‘Fora Bolsonaro’ já haviam sido deliberados aqui no Sintrajud, mas acreditamos que a construção desta luta nacionalmente nos fortalece. Isolados, a chance de sermos derrotados é muito maior, mas juntos podemos enfrentar todos estes ataques a nossa vida e aos nossos direitos”, destacou Fabiano.

Os servidores também destacaram a importância da unidade entre os colegas de Judiciário Federal e MPU e com as demais categorias, para enfrentar ataques ao funcionalismo público, a exemplo da ‘reforma’ administrativa de Paulo Guedes. “Neste momento de grave pandemia e graves ataques ao serviço público temos que estar unidos para enfrentar o discurso de que nós trabalhadores e trabalhadoras somos os culpados pela crise. Essa crise não é nossa, não somos os culpados, precisamos conversar com a população e colegas mostrando que eles querem acabar com o serviço público e isso significa atacar judiciário, a saúde e a educação”, Luciana Carneiro.

Para a diretora do Sindicato Claudia Sperb, a nacionalização da greve sanitária pode colocar colegas da Justiça Eleitoral de todo o país em movimento. “Defendemos que esta eleição municipal não deveria acontecer neste momento, porque vai expor milhões de pessoas ao risco de contaminação. A situação é grave e exige de nós apenas uma resposta: mobilização”, disse Claudia.

Em São Paulo, servidores do TRF-3, JF e TRE deliberaram a construção de uma greve sanitária a partir do dia 27 de julho, quando as administrações iniciaram a reabertura gradual dos fóruns e outros locais de trabalho. Os cartórios eleitorais já vinham tendo funcionamento parcial desde o dia 6 do mês passado. Nesta quinta-feira, 27 de agosto, a diretoria do Sintrajud convida todos os colegas da categoria para participar da assembleia geral, por meio da plataforma Zoom (link aqui). O objetivo é avaliar os próximos passos da mobilização em defesa da vida.

Veja a íntegra da live aqui: