Assembleia no dia 23 organiza segunda fase da luta pelos 19,99%


18/03/2022 - Luciana Araujo
Atividade acontece às 19 horas, pelo Zoom; diretoria do Sindicato ressalta importância da participação do 'Ocupa Brasília', marcado pelo Fonasefe para 30 de março.

A diretoria do Sintrajud convoca toda a categoria a participar da assembleia estadual que acontecerá na próxima quarta-feira, 23 de março, a partir das 19 horas, por meio da plataforma Zoom. A atividade vai debater o novo indicativo de mobilização do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais (Fonasefe) para a campanha salarial unificada, que cobra a recomposição salarial emergencial de 19,99%, sem prejuízo das perdas históricas.

Clique aqui para participar da assembleia

O calendário aprovado pelo Fonasefe nesta sexta-feira inclui: a busca de uma audiência com o Ministério da Economia no dia 23 de março e uma mobilização nacional na capital federal no dia 30 — chamada de ‘Ocupa Brasília’ e que deve reunir representações de todas as categorias e todas as regiões do país.  Também estão previstos atos nos estados no dia 1º de abril (em defesa da democracia, na passagem dos 58 anos do golpe empresarial-militar que mergulhou o país numa ditadura que durou duas décadas).

Além de manifestações em defesa do SUS no Dia Mundial da Saúde (7 de abril). A agenda se encerra no Dia Nacional de Lutas contra os desmandos do governo Bolsonaro (dia 9), o principal responsável pela situação econômica do país e o congelamento salarial do funcionalismo, como alertou o assessor econômico do Sindicato, Washington Moura.

Após o positivo balanço da paralisação do último dia 16 em São Paulo, a expectativa da direção do Sindicato é que a assembleia e a construção dos próximos passos contem com maior participação da categoria. Na caravana a Brasília na última quarta-feira estiveram presentes 30 servidores e servidoras, com representantes de Bauru, Caraguatatuba, Marília e Valinhos, da capital, Baixada Santista e aposentados. A greve de 24 horas também teve adesão importante em todas as regiões do estado.

Indenização de transporte a OJAFs é parte da luta

Além das datas gerais do funcionalismo, os oficiais de justiça promovem uma mobilização em todo o país no Dia Nacional do segmento, 25 de março. O objetivo é reforçar a luta pelo reajuste da indenização de transporte, congelada pelo menos desde 2015. Durante a pandemia, o pagamento do benefício ainda foi restringido aos dias nos quais os oficiais realizem diligências presenciais.

O Sindicato ressalta que a IT tem caráter indenizatório, e não salarial, não substituindo de nenhuma forma o reajuste salarial demandado pelo conjunto do funcionalismo público federal para romper com os três anos de congelamento imposto pelo governo de Jair Bolsonaro. A reivindicação específica, no entanto, é justa considerando: que os oficiais utilizam veículo próprio para o exercício funcional, a alta de preços dos combustíveis e que os mandados presenciais represados durante a pandemia serão cumpridos quando houver condições sanitárias.

Confira o edital da assembleia e participe:

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO SINTRAJUD – 23/03/22

A Diretoria Executiva do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo – SINTRAJUD, no exercício da competência que lhe confere o art. 37 do Estatuto da Entidade e dentro do prazo conferido pelo art. 38, §2º, I do mesmo Estatuto, por meio deste edital, CONVOCA todos(as) os(as) servidores(as) da Justiça Federal da 3ª Região no estado de São Paulo, Justiça Eleitoral no estado de São Paulo, Justiça Trabalhista da 2ª Região e Justiça Militar da União no estado de São Paulo, pertencentes à sua base de representação para participarem de ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA VIRTUAL, a ser realizada no dia 23 de março de 2022, às 19h, para deliberarem sobre a pauta abaixo descrita, sendo que as deliberações serão adotadas com aprovação da maioria simples dos presentes, na forma do artigo 40 do Estatuto.

A assembleia realizar-se-á, excepcionalmente na modalidade eletrônica/virtual, considerando a situação de pandemia do coronavírus (COVID-19) e as medidas necessárias para manter o isolamento social e evitar aglomerações. 

O acesso ao ambiente virtual (plataforma Zoom) em que ocorrerá a assembleia eletrônica será franqueado aos(as) servidores(as) mediante o linkhttps://bit.ly/AGE_23032022

No dia e horário indicados para o início da assembleia, o(a) servidor(a) deverá acessar o link acima, a partir de qualquer computador, tablet ou aparelho celular com acesso à internet, indicar seu nome e local de lotação e, assim, participará dos debates e deliberações.

Pauta:

1) Informes e debate sobre a campanha salarial unificada de 2022, pauta de reivindicações e reajuste emergencial de 19,99%;

2)  Deliberação sobre deflagração de greve como parte da campanha salarial unificada dos servidores públicos federais;

3) Outros assuntos de interesse da categoria.

 São Paulo, 18 de março de 2022. 

DIRETORIA EXECUTIVA DO SINTRAJUD/SP  

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM