TRT-2: reinauguração marca vitória da luta da categoria pela manutenção da creche

01/03/2023 - Hélio Batista Barboza
Evento contou com a presença de diretores do Sindicato e abriu nova fase de funcionamento do espaço, com horário ampliado

(Fotos: Kit Gaion)

Antônio, um sorridente bebê de 8 meses (foto), ganhou a atenção de todos os que compareceram na segunda-feira, 27 de fevereiro, à reinauguração do Berçário Ternura, Risos e Travessuras – a creche do TRT. Ele é a primeira criança matriculada na nova fase de funcionamento do espaço, que esteve sob o risco de encerrar suas atividades por decisão da administração do Tribunal, durante a gestão da desembargadora Rilma Hemetério.

A cerimônia marcou a vitória da categoria na luta para impedir o fechamento da creche, uma longa disputa administrativa e judicial em que os servidores e servidoras contaram com o apoio do Sintrajud, da Associação de Mães e Pais do TRT-2 e da associação dos magistrados (Amatra-2). O Sindicato esteve representado no evento pelos diretores Fabiano dos Santos e Anna Karenina.

Antônio terá a companhia de outras 14 crianças já matriculadas no Berçário. O serviço funciona em imóvel anexo ao Fórum Ruy Barbosa, na Barra Funda, e oferece mais 25 vagas, para bebês de cinco a 24 meses.

“Eu e minha companheira, que é advogada autônoma, estávamos nos revezando para dar conta de cuidar dele”, disse José Carlos de Carvalho, pai de Antônio e servidor da sede do TRT-2 (Consolação). “Para ficar com ele durante o período do dia, eu estava tendo de trabalhar até as duas horas da manhã”, contou. “Agora nossa vida pode retomar um ritmo normal e poderemos dedicar ao nosso filho um tempo com mais qualidade”, destacou o servidor.

A presidente do TRT-2, desembargadora Beatriz de Lima Pereira, participou da reinauguração e ressaltou a importância da creche no momento em que o Tribunal retoma as atividades presenciais após mais de dois anos de pandemia. Também estiveram presentes representantes da Amatra-2, da Associação de Mães e Pais e a segunda criança atendida pelo Berçário, hoje um adulto com mais de 30 anos.

Cláudia Alves

Em entrevista ao Sintrajud, a diretora-chefe da seção de Administração dos Serviços do Berçário, Cláudia Alves, agradeceu ao Sindicato e à Associação de Mães e Pais, que lideraram a campanha pela manutenção da creche, e também à presidente do Tribunal. A mobilização assegurou ainda a ampliação do horário de funcionamento, que agora começa duas horas mais cedo, às 8h30. “Com esse novo horário, o número de interessados deve aumentar bastante”, disse Cláudia.

Como garantir vaga

O Berçário Ternura, Risos e Travessuras atende crianças de 5 a 24 meses, filhos de servidoras, servidores, magistrados e magistradas, possibilitando o aleitamento materno, em ambiente seguro e aconchegante para as crianças. O espaço conta com dinâmicas de desenvolvimento infantil, físico, cognitivo e socioafetivo, funcionando das 8h30 às 19h30.

A manifestação de interesse deve ser feita ainda durante a gravidez, ou até 30 dias após o nascimento, na aba “benefício-creche” do site do Proad. Depois a inscrição deve ser confirmada e a matrícula pode ser efetivada a partir do 5º mês de vida do bebê. Com a efetivação, a mãe ou pai deixa de receber o auxílio pré-escolar, passando a fazer a contribuição para a Associação de Mães e Pais.