TRT-2: Assembleia nesta terça (25) debate mobilização contra o retorno presencial e remanejamento de cargos e FCs

24/08/2020 - Shuellen Peixoto
Atividade acontece por meio da plataforma Zoom às 13h; servidores vão discutir iniciativas em defesa da vida e resposta às medidas da administração para assegurar assistentes e funções de assessoramento aos juízes substitutos.

Os servidores do TRT-2 fazem assembleia emergencial nesta terça-feira, 25 de agosto, a partir das 13 horas, para discutir a mobilização contra o retorno presencial e a manifestação da categoria sobre a recusa da presidência do Tribunal em assegurar  assento ao Sindicato na Comissão de Estudos sobre a retomada das atividades.

A assembleia será realizada por meio da plataforma zoom (acesse aqui o link para participar).

A direção do Sintrajud avalia que a gestão, em fim de mandato, procrastina para corrigir o Ato GP 15/2020, que instituiu o colegiado que vai avaliar a existência de condições para retomar atividades presenciais, a fim de impor aos trabalhadores o retorno sem condições sanitárias.

Em julho, a presidente do Regional, desembargadora Rilma Aparecida Hemetério, assumiu compromisso por escrito com o Sintrajud e a Amatra-2 da representação das categorias nos debates (leia o documento aqui). Ao editar o Ato, no entanto, a Presidência assegurou assento aos juízes e deixou os servidores de fora, admitindo posteriormente que o Sindicato, associações de segmentos e da advocacia “sejam ouvidos” por meio de manifestação à Comissão, sem garantir a efetiva participação.

A diretoria do Sindicato, conforme deliberações das assembleias gerais da categoria, reafirma posicionamento contrário à retomada precoce das atividades por representar riscos à vida de servidores, magistrados, terceirizados, advogados e jurisdicionados.  A administração do TRT-2 respondeu ao segundo requerimento da diretoria do Sintrajud cobrando assento na Comissão de Estudos.  Mais uma vez, no entanto, a desembargadora Rilma Aparecida Hemetério silenciou sobre o assento à entidade representativa dos servidores e deu prazo de 48 horas para envio de sugestões (veja o despacho aqui).

Além da mobilização contra o retorno presencial, a assembleia setorial também será o momento de debater o Ato GP/CR nº 04/2020 e Ofício Circular GP nº 08/2020, que tratam da garantia de assistentes para todos os juízes substitutos, sem nomeação de novos servidores. A “alternativa” da administração para solucionar uma desigualdade que havia no âmbito da magistratura do Regional foi a retirada de servidores de outras unidades e redução ou retirada de funções comissionadas das secretarias das varas e do administrativo.

A diretoria do Sintrajud reforça o convite para que todos colegas do TRT, na capital, Baixada Santista e Grande São Paulo, participem da atividade para debater a resistência em defesa da vida e por condições de trabalho.

Assembleia setorial do TRT-2

Quando?  Terça-feira, 25 de agosto, às 13h

Onde? Na plataforma zoom (acesse aqui o link da atividade)

Pauta: Manifestação sobre Comissão de Estudos, mobilização contra o retorno presencial, avaliação sobre o Ato GP/CR nº 04/2020 e ofício circular GP nº 08/2020.

Você pode baixar o Zoom clicando abaixo:
– para celular iPhone
– para celular Android
– para computadores

Orientamos que baixe o aplicativo com antecedência, se ainda não o tiver instalado em seu aparelho, para não atrasar sua entrada na assembleia. Caso encontre qualquer dificuldade, pode entrar em contato com o Sindicato pelo WhatsApp (11) 99128-5217 (basta clicar aqui).