TRF-3: Após setorial, Sintrajud terá audiências com CJF e Diretor do Foro sobre verbas para saúde

24/08/2023 - Niara Aureliano
Encontro dos diretores do Sintrajud com as autoridades são os próximos passos da mobilização que busca aliviar o peso do aumento exorbitante nos planos de saúde geridos pela Unimed Seguros.

Ato no TRF-3 e assembleia setorial nesta quarta, 23 de agosto. Foto: Kit Gaion

Na data limite para o Tribunal Regional Federal da 3ª Região enviar pedido ao Conselho da Justiça Federal para remanejamento de verbas, nesta quarta-feira, 23 de agosto, a categoria participou de assembleia setorial e ato convocados pelo Sintrajud em frente ao Tribunal, na mobilização por mais verbas para a saúde. Os servidores e servidoras do Regional estão em alerta, já que o Sindicato terá audiências com o Secretário-Geral do CJF Daniel Marchionatti e com o Diretor do Foro da Seção Judiciária da Justiça Federal Márcio Catapani para reivindicar mais verbas para a saúde, na tarde desta quinta-feira (24).

As audiências acontecerão às 14h30 com o Secretário-Geral do CJF, e às 16h com o Diretor do Foro da JF. Esta última para tratar especialmente do tema no tocante à 1ª instância, informou o diretor Antônio Melquíades, o Melqui. O encontro dos diretores do Sintrajud com as autoridades são os próximos passos da mobilização que busca aliviar o peso do aumento exorbitante nos planos de saúde geridos pela Unimed Seguros.

O diretor do Sindicato Cléber Borges explicou a atuação do Sindicato nos últimos meses e as reivindicações apresentadas até aqui, no que chamou de primeira e segunda etapas de reivindicações.

“A primeira etapa que o Sindicato fez, requisitou à administração que ela pedisse ao CJF que mandasse as verbas que já são do próprio orçamento da Assistência Médica. Essas verbas deveriam estar no orçamento em sua totalidade, mas não estavam no orçamento desse ano, aprovado ano passado. Foi feita uma portaria que aumentava em R$ 33 por vida, passando de R$ 546 para R$ 579 e esse recurso não chegou até agora. São esses recursos que estão sendo pedidos que sejam usados para o plano de saúde. Essa é a primeira etapa, a administração pediu recursos que deveriam estar no orçamento, mas ainda não estão. Vindo esses recursos, pode-se aliviar bastante essa questão do plano e as parcelas do retroativo”.

Diretor Cléber Borges fala à categoria. Foto: Kit Gaion

Já a segunda etapa, continuou Cléber, seria no tocante às sobras orçamentárias. “A administração fez requerimentos às seções judiciárias, à 1ª instância e setores do Tribunal também para angariar recursos e realocar esses recursos para saúde”, relembrou.

Ontem venceu o prazo de 23 de agosto para comunicar ao CJF acerca das alterações orçamentárias que a 3ª Região pretende fazer. Ao receber o comunicado, o CJF deverá analisar as alterações solicitadas pelo TRF e se manifestar.

“A gente sabe que eles estão se movimentando dentro dos parâmetros que o Sindicato apontou, ou seja, analisando a execução orçamentária de cada área da justiça esse ano e vendo o que vai ser usado, para analisar as sobras orçamentárias. Então é isso que a gente está pedindo, para trazerem as sobras para o plano de saúde. Esse pedido já foi feito ao Dr. Daniel, secretário-geral do CJF, e teremos retorno nesta audiência com ele”, completou Melqui.

Foto: Kit Gaion

Após a setorial, uma comitiva tentou ser recebida pelo Diretor-Geral do TRF, Otávio Perillo, no entanto, o encontro não aconteceu sob a justificativa de que a Direção-Geral e a presidência do órgão estariam em reunião. “Esperamos que essa reunião seja para realocar verbas para o nosso plano de saúde. Nós vamos retornar para falar com a presidência para que tenhamos garantidos os recursos para a saúde”, concluiu a diretora do Sindicato Ana Luiza Figueiredo.

O aumento dos planos de saúde atingiu servidores e servidoras do TRF-3 da capital e de 15 cidades da região metropolitana de São Paulo.

A luta por mais recursos para saúde no TRF3/JF em 2023

19 de julho
>Ato no TRF3: Sintrajud é recebido pelo diretor-geral, que informa pedido de verba para o CJF e a busca de sobras orçamentárias nos setores da 1ª e 2ª instâncias.

3 de agosto
>O diretor-geral do TRF3 informa ao Sindicato que o CJF respondeu ao pedido de verbas relativas ao reajuste do auxílio saúde, ocorrido em janeiro/23, e devidas aos servidores: ‘o pleito será atendido por ocasião da janela de crédito fase agosto’, conforme processo SEI 0021921-46.2023.4.03.8000.

9 de agosto
> Em reunião com o diretor-geral, Sintrajud defende folha suplementar para restituir descontos do plano. Administração diz que os recursos solicitados ainda não estão disponíveis e informa, ainda, que o levantamento das sobras orçamentárias dos setores deve ser concluído nesta semana, e que o pedido do Sindicato de suspensão cautelar dos descontos está sob análise do Sege.

23 de agosto

> Assembleia setorial discute a luta contra os reajustes exorbitantes
> Prazo para o TRF enviar pedido ao CJF de remanejamento de verbas para saúde.

24 de agosto

> Audiência com o Secretário-Geral do CJF Daniel Marchionatti, às 14h30