SINDICATO DOS TRABALHADORES DO JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE SÃO PAULO
.

JJ - Edição 69 - 17/09/2001 - Página 3

ENCONTRO ESTADUAL DOS SERVIDORES FEDERAIS APOSENTADOS EM SP

"Também podemos fazer greve", diz servidora aposentada
Aposentados defendem luta conjunta com servidores da ativa pela data-base, por isonomia e contra a contribuição previdenciária * Este mês haverá encontro nacional

Ao som da sonata "Primavera", de Vivaldi, foi aberto na manhã de 1º de setembro, no Anfiteatro da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), na capital paulista, o 1º Encontro Unificado de Aposentados e Pensionistas do Serviço Público Federal no Estado de São Paulo. O evento mostrou que os aposentados não vão ficar de braços cruzados diante do descaso do governo FHC com o funcionalismo. Dele saíram resoluções que apontam para uma participação ativa dos aposentados na luta contra o desmonte do Estado e pela melhoria dos serviços públicos
O encontro reuniu 300 servidores, entre eles representantes do Sintrajud, e foi centrado nas seguintes questões: impedir a taxação dos inativos, lutar pelo reajuste anual de acordo com a inflação (data-base) e pela reposição das perdas salariais (75,48%). Outro ponto destacado foi a defesa da isonomia entre aposentados e servidores da ativa, mais uma vez ameaçada pelo governo.
A unidade entre aposentados e servidores da ativa foi o caminho apontado para fortalecer as lutas do funcionalismo em todos o país. "Essa luta não é só dos companheiros da ativa, todos nós podemos fazer greve", disse Maria José, da Fenasps (Federação Nacional dos Trabalhadores na Previdência, Saúde e Trabalho).
A servidora Ana Fevereiro, da direção do Sintrajud e do Núcleo de Aposentados, também destaca a importância da luta unificada, sem esquecer das questões específicas. "Inserir o aposentado na luta que é de todos é o objetivo desse encontro, mas nos preocupamos com questões peculiares da categoria".
As propostas aprovadas serão discutidas em Brasília, no 1º Encontro Nacional Sobre Assuntos de Aposentadoria dos Servidores das Três Esferas, que acontece nos dias 19, 20 e 21 de setembro.




Mesa do encontro e o plenário com servidores do Judiciário: 300 participantes


Oficiais de Justiça terão encontro nacional este mês

Representantes de SP foram eleitos no 1º Encontro dos Oficiais de Justiça organizado pelo Sintrajud

Nos próximos dias 21 e 22 de setembro acontecerá o 4º Encontro Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais, no Distrito Federal. Serão discutidas a proposta de unificação salarial e funcional dessa parcela da categoria, melhoria das condições de trabalho e salário, entre outros assuntos. O encontro nacional é organizado pela Federação Nacional dos Oficiais (Fenassojaf).
São Paulo vai mandar 15 representantes, eleitos no 1º Encontro de Oficiais realizado pelo Sintrajud nos dias 11 e 12 de agosto, em Ribeirão Pires (foto).
Nele foram discutidas as perdas salariais dos últimos sete anos, a realidade do trabalho dos oficiais, a necessidade de unificação da categoria em nível nacional e a uniformização dos padrões salariais. Ao final do encontro foi aprovada a "Carta de Ribeirão Pires", que sintetiza todas as discussões e reivindicações dos oficiais (leia na seção Idéias).