Sindicato convoca rodada de assembleias para reforçar mobilização contra o arrocho e o desmonte do Estado

25/02/2021 - helio batista
Adiamento de votação e mudanças nas PECs 186 e 188 não interrompem jornada de luta; setoriais acontecem na semana que vem e assembleia geral, no dia 13.

Os servidores do Judiciário Federal em São Paulo se reúnem na próxima semana para organizar a jornada de mobilização contra o desmonte do Estado promovido pelo governo Bolsonaro. As atividades visam dar corpo à campanha Pressão total em defesa dos serviços públicos, em resposta à tentativa do Planalto e do Congresso de aprovar emendas constitucionais que atacam o funcionalismo e os direitos sociais.

Assembleias setoriais vão acontecer de terça a quinta-feira (2 a 4 de março) e uma assembleia geral está convocada para o dia 13.

O objetivo das assembleias é reforçar a mobilização depois que líderes do Congresso fecharam acordo com o governo para colocar em votação as PECs 186 e 188, com diversos ataques ao funcionalismo e aos serviços públicos.

No texto que unificou as propostas, o relator da matéria no Senado, Márcio Bittar (MDB-AC), acabou retirando a proposta redução salarial e da jornada de trabalho em até 25%. Por outro lado, a nova versão acaba com a exigência dos pisos de investimento em saúde e educação, além de manter várias outras medidas contra os servidores, como a proibição de reajustes de salários e de benefícios e a suspensão de concursos públicos, promoções e progressões.

O impasse em torno das medidas fiscais a serem incluídas nas propostas – que o governo considera como contrapartida à liberação do novo auxílio emergencial – levou ao adiamento da votação para a semana que vem.

O Sintrajud e as demais entidades que representam o funcionalismo estão orientando as categorias a se manterem mobilizadas, tendo em vista que o governo Bolsonaro elegeu os servidores públicos como alvo preferencial das medidas de desmonte do Estado e ataque aos direitos da população.

Paralelamente ao calendário dos servidores do Judiciário Federal em São Paulo, o Fórum Nacional dos Servidores Federais (Fonasefe) também programou uma série de atividades para mobilizar as categorias, pressionar os parlamentares e organizar uma jornada de luta que prevê greve de todo o funcionalismo público do país, indicada para 24 de março.

“Pressão total! A nossa mobilização é o que pode derrotar esses ataques”, conclamou o diretor do Sintrajud e coordenador da Fenajufe Fabiano dos Santos. “O engajamento na rodada de assembleias para a construção de uma greve integrada ao conjunto do funcionalismo será um importante passo na luta em defesa dos serviços públicos.”

Calendário das assembleias de preparação da
jornada de mobilização contra o desmonte do Estado

02/03, às 18h: Assembleia setorial TRF/JF (clique aqui para participar)

03/03, às 18h: Assembleia setorial TRE (clique aqui para participar)

04/03, às 18h: Assembleia setorial TRT (clique aqui para participar)

13/03, às 14h: Assembleia Geral Extraordinária

Calendário do Fonasefe

23 a 25/02 – Pressão sobre os senadores por e-mails e redes sociais (clique aqui e envie sua mensagem aos 81 senadores do país);

08/03 – Dia Internacional da Mulher – incorporar toda a agenda do movimento;

01 a 10/03 – Protocolar as reivindicações e solicitar audiência para os dias 17 e 18/03 com os poderes Legislativo e Executivo nas três esferas do serviço público;

09/03 – Plenária dos Servidores para avaliar os preparativos da Jornada de Luta;

15 a 19/03 – Jornada de Luta Contra a Reforma Administrativa;

15 e 16/03  – Seminário Nacional sobre a Reforma Administrativa (atividade híbrida);

16/03  – Definição sobre a indicação da GREVE GERAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS no dia 24;

17/03 – Dia Nacional para cobrar resposta do Executivo às reivindicações;

18/03  – Dia Nacional de audiências e pressão no Poder Legislativo, nas três esferas;

24/03  – INDICATIVO DE GREVE DOS SERVIDORES PÚBLICOS